Olhar Direto

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Notícias | Política BR

profissionalismo

Lula diz em nota que Direito exerceu diversos cargos com brilhantismo

Foto: Reprodução

Lula diz em nota que Direito exerceu diversos cargos com brilhantismo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota nesta terça-feira na qual ressalta o profissionalismo do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, do STF (Supremo Tribunal Federal), que morreu na madrugada de hoje, no Rio de Janeiro, aos 66 anos.


Lula diz que o ministro exerceu diversos cargos ao longo de sua carreira sempre com "brilhantismo e elevado espírito público".

"Profundo conhecedor do Direito, fundamentava seus votos com muito critério, objetividade e consistência. Sua discrição e sobriedade emprestava mais força às posições que adotava", diz a nota.

O corpo do ministro deve ser enterrado às 17h, no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada à Folha Online por familiares do ministro. O velório acontece no antigo prédio do Supremo --atual Centro Cultural da Justiça Federal--, na avenida Rio Branco, no centro do Rio.

Histórico

O ministro se recuperava de um câncer. No sábado, Menezes Direito voltou a ser internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, depois de complicação no tratamento contra tumores no pâncreas. O ministro estava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), respirando com a ajuda de aparelhos.

Em maio, o ministro se afastou do STF para passar por uma cirurgia de retirada dos tumores, que foi considerada bem sucedida. Direito fez quimioterapia, mas não resistiu ao tratamento. O ministro deixa mulher, três filhos e netos.

Direito chegou ao STF em 2007, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na vaga do ex-ministro Sepúlveda Pertence. Antes de ocupar uma cadeira no STF, o ministro teve uma vaga por 11 anos no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Uma das atuações mais marcantes do ministro no STF ocorreu em 2008, durante o julgamento de uma ação que questionava a liberação de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas no Brasil.

Católico praticante, pediu vista, adiando a análise de matéria, mas surpreendeu ao votar pela liberação das pesquisas, porém estabeleceu diversas condições para isso, como vetar a destruição de embriões.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet