Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

MISTÉRIO

Mato-grossenses recebem pacotes com sementes da China e Indea alerta sobre perigos

Foto: Assessoria / Divulgação/Departamento de Agricultura de Washington

Mato-grossenses recebem pacotes com sementes da China e Indea alerta sobre perigos
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA MT) emitiu um alerta diante de pacotes da China recebidos por moradores de Mato Grosso. Na embalagem há sementes não solicitadas que chegam atrelados à diversas compras realizadas como se fossem um brinde.


Leia mais:
Apostas em MT levam bolada da Mega-Sena e Quina; veja números sorteados

Em alguns casos, até mesmo pessoas que não tenham solicitado qualquer mercadoria daquele país têm recebido estas embalagens. Circula nas redes sociais que moradores de Cáceres (a 220 quilômetros de Cuiabá) teriam recebido os produtos.

Em julho deste ano, moradores de vários estados americanos também relataram terem recebido pacotes semelhantes. Segundo autoridades de Kansas, algumas encomendas eram rotuladas como contendo joias e bijuterias.

Segundo o Indea-MT, no caso de recebimento de pacotes suspeitos, a recomendação é que não sejam abertos e que os cidadãos mantenham as embalagens originais preservadas.

“Não plantem, manipulem, nem joguem no lixo o conteúdo e encaminhem imediatamente a embalagem (preferencialmente inviolada) à unidade do Indea-MT mais próxima ou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que realizarão os procedimentos necessários”, alerta.

Considerando que o material tem procedência e qualidade desconhecida, ele pode ser um potencial veiculador de patógenos ou espécies de plantas daninhas exóticas e potenciais causadores de prejuízos econômicos à sanidade vegetal.

O Indea-MT e o Mapa estão articulados para evitar a introdução e disseminação de pragas. Ambos realizarão o encaminhamento do material para análise no Laboratório Federal de Defesa Vegetal oficial.

Para mais orientações, o cidadão pode contatar a Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal do INDEA-MT pelo telefone (65)3613-6045, a Ouvidoria Setorial do INDEA-MT (0800 647 9990 ou ouvidoria@indea.mt.gov.br) ou ainda as unidades locais do INDEA-MT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet