Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Jucemat contribuiu para que dúvidas sobre a Gripe A sejam menores

Toda informação é bem vinda, ainda mais quando se trata de saúde. Pensando em prevenir é que a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) solicitou a Secretaria de Estado de Saúde uma palestra sobre a Gripe Influenza A (H1N1) para os funcionários. A SES encaminhou o pedido para a Secretaria do Município de Cuiabá, que destinou uma enfermeira e uma educadora, do setor de Educação e Saúde, para ministrar o conteúdo aos funcionários da Jucemat, na quinta-feira (03) a partir das 8h, no Auditório da Junta.


Com base em panfletos e Programa Power Point, a enfermeira Claudia Irene Arruda e a educadora Fátima Pereira dos Santos Costa, do setor de Educação e Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, vão repassar aos servidores esclarecimentos sobre as medidas adotadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no sentido de monitorar a doença em Cuiabá e informações sobre as formas de contágio, os sintomas, as diferenças entre a gripe comum e a Influenza A.

Acostumadas a levar informação, geralmente sobre temas como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), violência sexual e outras ligadas à educação e saúde, as profissionais se prepararam para uma nova demanda, orientar sobre a manifestação do novo vírus denominado H1N1. “Já ministramos sobre a nova gripe em três escolas estaduais, agora na Jucemat e nos dias 15 e 16 deste mês vamos estar no Posto Locatelli, com conteúdo para os caminhoneiros”, informou a educadora Fátima.

“Precisamos levar a sério o assunto. É um trabalho educativo, pois a Gripe H1N1 é grave, mas nem tanto. Pode ser fatal para as pessoas predispostas, que tem baixa imunidade. Nós não podemos relaxar em relação aos cuidados e orientações dos profissionais”, alertou João Gilberto Calvoso Teixeira, secretário Geral da Jucemat.

“O objetivo é prevenir os funcionários, uma vez que temos contato com uma grande quantidade de pessoas vindas de outros Estados para abrir empresas. A Jucemat é responsável pelo registro dessas empresas que nascem em Mato Grosso”, lembrou Heitor Geraldo Reyes, ouvidor da Jucemat.

A palestra foi sugerida pela Ouvidoria e prontamente acatada pelo presidente Roberto Peron, embora nenhum caso suspeito tenha sido detectado na autarquia.

Sobre o Influenza A (H1N1), foi elaborada uma Cartilha de Prevenção do Ministério da Saúde, que traz importantes medidas de prevenção e de conduta em caso de contágio pelo vírus, onde as pessoas podem tirar dúvidas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet