Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

minimizando impacto

Sicredi apoia projeto ambiental e neutraliza mais de 35 mil toneladas de gases de efeito estufa

Foto: Assessoria

Sicredi apoia projeto ambiental e neutraliza mais de 35 mil toneladas de gases de efeito estufa
O Sicredi passou a apoiar o Projeto REDD+ Jari Pará, iniciativa privada voltada para a conservação florestal na Amazônia, para neutralizar 35.793 toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) emitidas em 2019 pela instituição financeira cooperativa. Realizada com o apoio da Biofílica, empresa focada em conservação florestal, esta é a primeira iniciativa do Sicredi em nível nacional com foco em neutralização de GEE e visa aprimorar as práticas sustentáveis de suas 108 cooperativas de crédito. 

Leia mais:
Parque Mãe Bonifácia não é lugar de piquenique, dispara superintendente da Sema


Na região Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre e mais recentemente o Amazonas, o Sicredi neutralizou cerca de 6,5 mil toneladas de CO2, o equivalente a 18,1% do total sistêmico.

Segundo Olaf Brugman, superintendente de Sustentabilidade do Sicredi, o projeto de neutralização de emissões de GEE em nível nacional representa um avanço importante na estratégia de sustentabilidade da instituição. 

"Somos comprometidos com o impacto positivo nas regiões onde atuamos e queremos ser protagonistas no desenvolvimento sustentável em cada uma delas. Para isso, conhecer e minimizar o impacto das nossas operações e atividades é fundamental. Pela primeira vez, apuramos informações sobre todas as cooperativas e entidades do sistema, o que permitiu neutralizar os impactos levantados em nível nacional", afirma Olaf.

O Sicredi segue em aprimoramento constante das medições, a fim de tornar a operação mais ecoeficiente. "A partir dos resultados colhidos, com base em nossa política de sustentabilidade, estimulamos internamente a realização de ações que visam eficiência energética e geração de menos resíduos, entre outras iniciativas, para cuidar do meio ambiente e contribuir com o combate à mudança climática".

Em 2019, o Sicredi construiu e divulgou seu segundo Inventário Sistêmico de Emissões de GEE, contendo informações sobre as emissões de todas as cooperativas de crédito integrantes da instituição. O documento, publicado junto ao Programa Brasileiro GHG Protocol, fornece subsídios para criação de estratégias com foco em reduzir emissões de Gases de Efeito Estufa, como utilização de energia renovável e redução no consumo de recursos naturais, por exemplo. O inventário também embasou o apoio ao projeto REDD+ Jari Pará, utilizado para realizar a neutralização das emissões de GEE.

As nove cooperativas da área de atuação da Central Sicredi Centro Norte assumiram o compromisso, juntamente com o Sistema Sicredi, de neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa. "Elas estão recebendo orientações sistêmicas e da Central para realização de ações e a implantação de projetos cada vez mais sustentáveis. Todas estão engajadas nesse projeto, assim como nossos colaboradores", afirma o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof.

O Projeto REDD+ Jari Pará (Projeto de Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal somado a conservação dos estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento dos estoques de carbono florestal), tem como objetivo evitar o desmatamento e minimizar impactos socioambientais, promovendo benefícios para o clima, biodiversidade e comunidades da região do município de Almeirim, no estado do Pará.

A região abriga famílias rurais e forma um vasto corredor ecológico, tendo em seu entorno diversas Unidades de Conservação com rica biodiversidade e formações vegetais distintas. O Projeto REDD+ Jari Pará combina atividades de manejo florestal com comercialização de créditos de carbono que são gerados a partir de metodologias internacionalmente reconhecidas, a fim de evitar o desmatamento e minimizar impactos ambientais. A iniciativa contribui para a conservação de 496 mil hectares de Floresta Amazônica nativa e de sua biodiversidade, promovendo o desenvolvimento socioeconômico local.

O projeto é certificado pelo Verified Carbon Standard (VCS) e seus créditos estão registrados no Verra Registry, o que garante a rastreabilidade e qualidade dos créditos de carbono gerados pelo projeto. O registro dos 35.793 créditos de carbono, que são intransferíveis e exclusivos do Sicredi, pode ser localizado no link público da plataforma Verra Registry. Para se ter uma ideia, a quantidade de GEE neutralizada pelo Sicredi é equivalente a emissão de mais de 13 mil carros percorrendo 50 quilômetros todos os dias do ano.

ODS como norteadores

A estratégia de sustentabilidade do Sicredi foi reforçada, em 2020, quando a instituição aderiu ao Pacto Global da ONU, uma iniciativa do órgão para estimular empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e de desenvolvimento sustentável por meio da adesão a dez princípios relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção.

Ao aderir à iniciativa, o Sicredi passou a se comprometer em adotar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como norteadores de seu desenvolvimento. Os ODS foram definidos pela ONU para engajar organizações de todo o mundo em prol de metas como a erradicação da pobreza, o combate à mudança do clima e a preservação dos recursos naturais.

"Como participantes do Pacto Global, assumimos a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda mundial de sustentabilidade. Tendo os ODS como norteadores e seguindo os princípios do cooperativismo, queremos ampliar o nosso impacto positivo em relação ao meio ambiente, a exemplo do que já fazemos do ponto de vista econômico e social, levando benefício à comunidades de forma geral", afirma Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e membro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu na sigla em inglês).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet