Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

​MONITORAMENTO PERIÓDICO

Incêndio na Realmat completa um mês e retirada de escombros não tem prazo para conclusão

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Incêndio na Realmat completa um mês e retirada de escombros não tem prazo para conclusão
A Defesa Civil de Cuiabá continua realizando o trabalho de acompanhamento das atividades em andamento nos prédios da Relmat, Ciclo Ribeiro e de uma lotérica, atingidos por um incêndio no dia 5 de dezembro de 2020, há exatamente um mês. Neste momento, é executada a retirada dos escombros do estabelecimento financeiro. Todo procedimento foi autorizado pelo órgão municipal e também pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec-MT). Esses trabalhos não possuem prazo para conclusão.

 
Leia mais:
Veja destruição causada por incêndio que consumiu lojas de pneus e de artigos de festas
 
Segundo o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Ferraz Zanetti, de agora em diante, o monitoramento é feito sem a necessidade de uma equipe permanente no local. De acordo com ele, essa nova metodologia foi adotada a partir da contratação da equipe de engenharia técnica, efetuada pelas empresas, para coordenação das atividades, conforme recomendado pelos órgãos públicos.
 
“Entramos em uma etapa em que o trabalho principal deve ser feito pelas próprias empresas. Sendo assim, não é mais necessário ter uma equipe a todo o momento no local. É claro que, ainda assim, continuamos fazendo visitas periódicas, nas quais avaliamos se o trabalho está seguindo as normas técnicas de segurança e evitamos a criação de novos riscos”, explica Zanetti.
 
Além da retirada dos escombros da lotérica, também já foi autorizado pela Defesa Civil e Politec-MT a demolição emergencial da estrutura da Ciclo Ribeiro e a retirada da fachada metálica e vidros da loja Realmat. Esses trabalhos também serão realizados pelas empresas e não possuem prazo para conclusão, já que as atividades exigem a aplicação de uma série de cuidados, principalmente no período chuvoso.
 
“Fizemos os laudos e também repassamos todas as recomendações de segurança que devem ser aplicadas. Optamos por recomendar a demolição da Ciclo Ribeiro, após a avaliação técnica apontar a indicação de queda, por conta das paredes danificadas pelas chamas. Agora, as ações são executadas pelas empresas. Nesse primeiro momento, a atuação acontece na estrutura que já caiu e, gradativamente, alcançará as demais”, pontua o diretor.
 
O incêndio
 
A loja pegou fogo no dia 5 de dezembro de 2020. Os bombeiros foram acionados por volta das 21h30, mas o fogo se alastrou pela madrugada. As chamas destruíram também uma Lotérica vizinha e uma loja de bicicletas, a Ciclo Ribeiro.
 
O incêndio na Realmat foi contido pouco mais de 12 horas após o acionamento do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT). Durante a madrugada de domingo (6) o fogo se alastrou para a Ciclo Ribeiro e uma unidade das Lotéricas, estabelecimentos comerciais próximos da papelaria, que foi completamente destruída devido a força do incêndio.
 
Por volta da meia-noite de domingo, dois bombeiros foram atingidos pelos escombros do estabelecimento cuja parte da estrutura desabou. As vítimas foram encaminhadas com ferimentos leves para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet