Olhar Direto

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

problema crônico

Prefeitura melhora drenagem na avenida Oátomo Canavarros e estuda solução para Prainha

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Prefeitura melhora drenagem na avenida Oátomo Canavarros e estuda solução para Prainha
A Prefeitura de Cuiabá deverá finalizar, até a próxima sexta-feira (29), o trabalho de melhoria no sistema de drenagem de águas pluviais na Avenida Oátomo Canavarros e estuda também uma solução para os alagamentos que, há tempos, assolam a avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha). 


Leia mais:
Cuiabá tem 1,3 mil áreas de risco para alagamentos e inundações; Defesa Civil monitora

Desde a quarta-feira (27), uma equipe realiza na Oátomo Canavarros o procedimento de troca de manilhas em um trecho de aproximadamente 60 metros, visando solucionar um problema crônico de alagamento enfrentado durante o período chuvoso.

Na parte de tubulação, a Secretaria está retirando as manilhas antigas e instalando outras com 600 mm de dimensão. A atuação também alcançará as bocas de lobos existentes na via que, além da limpeza manual, também receberão o serviço de hidrojateamento, retirando todos resíduos que causam entupimento das estruturas. Todas as etapas dessa obra são executadas sem a necessidade de interdição completa da avenida.

“Há cerca de 20 dias estivemos aqui com o prefeito Emanuel Pinheiro e assumimos o compromisso de resolver esse grave problema que gera um imenso transtorno a cada chuva. É uma via extremamente movimentada, utilizada para ter acesso a Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Quando a obra for finalizada, teremos uma nova avenida, sem inundações”, comenta o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

A obra é executada diretamente pelo Município e faz parte do planejamento montado para identificar e solucionar pontos de constantes alagamentos na cidade. De acordo com Stopa, a Secretaria de Obras Públicas já está realizando o mapeamento de todos os locais para que, a partir de um estudo técnico específico para cada caso, realizar as intervenções necessárias e resolver as situações.

“A Avenida Oátomo Canavarros é dos pontos já identificados, assim como a Avenida Ten. Cel. Duarte. Mas, ainda estamos fazendo um levantamento completo para atuar e eliminar esse problema. É válido destacar que estamos dando continuidade em uma atividade que já vinha sendo executada. Por exemplo, avenidas importantes dos bairros Jardim Industriário, Dr. Fábio e Chácara dos Pinheiros já receberam esse trabalho”, pontua o secretário.

Para resolver o problema de escoamento das águas pluviais, a Prefeitura de Cuiabá já anunciou que deve formalizar um convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com o objetivo de tentar solucionar as enchentes na Avenida Tenente Coronel Duarte, a Prainha, no centro da cidade. Um projeto emergencial para melhorar a drenagem nessa região e também a vazão da água para o Rio Cuiabá já foi apresentado pela UFMT.

Além disso, a Defesa Civil deve receber nos próximos dias imagens escaneadas do canal da Prainha feitas pela empresa Águas Cuiabá no ano passado, a fim de verificar a existência de possíveis entupimentos e obstruções. 

Monitoramento

A Defesa Civil de Cuiabá intensificou o monitorando de áreas consideradas de risco em razão do período de chuvas. O último levantamento efetuado constatou que a Capital possui aproximadamente 1.300 ha de áreas consideradas de risco para alagamentos e inundações, a maioria delas localizadas nas proximidades de córregos e margens de rios. 

O diretor José Pedro Ferraz Zanetti lembra que o trabalho de limpeza das ‘bocas de lobo’ é realizado rotineiramente pela Prefeitura de Cuiabá e que antes do início do período das chuvas, são intensificados, de forma preventiva, a fim de evitar a ocorrência de alagamentos.  Mas, um grande volume de chuva acaba ocasionando dificuldades no escoamento da água provocando alagamentos.

O diretor da Defesa Civil disse ainda que o problema é a chuva forte em um curto espaço de tempo. 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet