Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

​RETOMADA

Secretário prepara projetos para alavancar turismo, mas setor deve continuar sofrendo

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Secretário prepara projetos para alavancar turismo, mas setor deve continuar sofrendo
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, afirmou que o Governo já está preparando a retomada do turismo em Mato Grosso. Segundo ele já há vários projetos em andamento para a recuperação do setor, que foi um dos mais prejudicados com a pandemia. No entanto, afirmou que a vacinação da população é essencial para que a situação se normalize.

 
Leia mais:
STF mantém anulada estabilidade de envolvido em suposto esquema na Câmara Municipal de Cuiabá
 
Segundo o secretário, o turismo de Mato Grosso foi um dos setores que mais sofreu com as medidas de segurança contra a proliferação da Covid-19, estabelecidas em 2020. Ele afirma que além da necessidade da vacinação de toda a população, o restabelecimento da atividade econômica mundial é outro fator importante para a recuperação do setor.
 
“Não existe desenvolvimento sem turismo, é uma indústria limpa, uma indústria que sofreu muito no ano de 2020, que ainda vem sofrendo no ano de 2021 com a questão da pandemia. A expectativa é que, mesmo com a retomada que estamos fazendo do turismo no Estado com uma série de programas, como o Descubra Mato Grosso, enquanto não tivermos toda a população vacinada e que haja restabelecimento da atividade econômica mundial como um todo, é um setor que tem sofrido muito e continua sofrendo, mas o Governo do Estado está se preparando para isso através de programas”.
 
O Governo do Estado já concluiu os projetos das orlas de Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço, que devem fomentar o turismo e a economia local em geral. Além disso, também há projeto para a praça central do município de Chapada dos Guimarães.
 
“São projetos que foram elaborados com muito critério, com participação da Secretaria de Infraestrutura, uma equipe técnica muito boa, e agora vamos partir para a fase de licenciamento e licitação, para que tenhamos estas obras sendo executadas no mais curto espaço de tempo”.
 
Os projetos fazem parte do programa Mais MT, da Sedec, mas contam com apoio da Secretaria Adjunta de Turismo e da Secretaria de Infraestrutura, por meio de uma equipe técnica, que deve licitar e executar as obras.
 
“Vai dar uma vida muito grande não só para Santo Antônio, para Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço, mas tem uma característica muito bonita que é a sustentabilidade e utilização para as pessoas que vivem da pesca, bem como para o turismo, então acho que são projetos que vem só para agregar”.
 
Cesar Miranda disse que ainda dependem dos licenciamentos da Marinha, Iphan, Secretaria de Meio Ambiente, e assim que tudo estiver licenciado será aberta a licitação. Ele afirma que busca o prazo mais curto possível, mas que as obras seguirão um cronograma.
 
“É principalmente através de projetos como esses que vão fomentar o turismo, porque vamos ter um produto turístico, por exemplo, quem vier a Cuiabá vai poder ir conhecer Santo Antônio de Leverger, um lugar aprazível na beira do rio, almoçar, lanchar, se divertir com a família e voltar para Cuiabá”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet