Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

SITUAÇÃO ALARMANTE

Hospitais reabrem pronto atendimento após fecharem unidades por superlotação da Covid-19

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Hospitais reabrem pronto atendimento após fecharem unidades por superlotação da Covid-19
O Pronto Socorro do Complexo Hospitalar de Cuiabá e o Pronto Atendimento 24h do Hospital São Judas Tadeu foram reabertos nesta quarta-feira (17). O Hospital Santa Rosa também passa por reformulações para atender a alta demanda consequente da pandemia. Após fecharem as unidades por conta da superlotação da Covid-19, eles remanejaram e fortaleceram suas estruturas com capacidade para a imediata reabertura, necessária em meio ao quadro de colapso de saúde em MT. 


Leia também: 
Complexo Hospitalar fecha pronto-atendimento e Santa Rosa remaneja leitos

A situação continua alarmante no sistema público de saúde que, nas últimas 24h, registrou taxa de 96% de ocupação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) públicas destinadas ao coronavírus.

O Hospital São Judas Tadeu, localizado no bairro Jardim Califórnia, em Cuiabá, fechou o pronto-atendimento nesta terça-feira (16). A decisão foi tomada porque a unidade havia chegado no seu limite de atendimentos.

Na manhã desta quarta-feira (17), a assessoria comunicou a imprensa sobre a reabertura das suas unidades de Pronto Atendimento, com capacidade aumentada em 40%. Além disso, a unidade reforçou sua estrutura com a aquisição de novos equipamentos e a abertura de novas alas com centro completo para exames, novos leitos e consultórios.

O Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC), informou que reabriu as portas do seu Pronto Atendimento na manhã desta quarta-feira (17) após passar por fechamento total da unidade em consequência da superlotação com casos de Covid-19, desde o último domingo (14).

Processo de reformulação e aumento de leitos foi necessário para que o Complexo Hospitalar pudesse realizar a reabertura dos atendimentos e retomar os trabalhos.

O Olhar Direto também procurou informações sobre o quadro do Hospital Santa Rosa. A unidade assegurou que está investindo esforços para remanejar leitos e reestruturar o setor de internação para poder ampliar sua capacidade de atendimento visando atender a demanda de pacientes infectados pela Covid-19.

O Hospital Femina informou que possui UTIs pediátrica e adulto para Covid-19 e afirmou que não possui mais nenhuma vaga para internação. A situação não é muito diferente dos demais hospitais particulares da capital.

Panorama do colapso em MT

Diante dessa situação de colapso nos sistemas particulares e públicos de saúde, boletins informativos que fazem o cálculo sobre o panorama das lotações das unidades hospitalares resultaram em números alarmantes.

Segundo Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde de MT (Sindessmat), a taxa de ocupaçõa dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 nos hospitais particulares da capital, atingiu, no início desta semana (15.03), a casa dos 96,4%. Na semana anterior (08.03), foi registrado 97% de ocupação. Já a taxa de ocupação dos leitos de internação em enfermaria está em 96,6, enquanto que na semana passada estava em 93%.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (16), 277.063 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 6.518 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados, há 488 internações em UTIs públicas e 529 enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 96,90% para UTIs adulto e em 66% para enfermarias adulto. 

Nas últimas 24 horas foram registradas 62 mortes pela doença. Apenas no Hospital e Maternidade Santa Rita (VG) e no Hospital Municipal Dr. Hideo Sakuno (Juína) a taxa de ocupação é inferior a 90%. Em 13 a taxa é de 100%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet