Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Cidades

MEDIDAS CONTRA O COVID

Cuiabá terá "pulverização do horário de pico" e prefeito coloca mais 20 ônibus para circular a partir da próxima semana

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Cuiabá terá
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou nesta sexta-feira (2), em entrevista ao Jornal da Capital, da Rádio Capital FM, que a partir da próxima semana haverá um incrimento de ônibus no transporte público de Cuiabá. Mais 20 veículos serão adicionados à frota, chegando ao total de 340 ônibus circulando. 


Leia mais:
Acordo entre Estado e Município prevê escalonamento do comércio com rodízio de empregados

Esse aumento de carros nas linha municipal será adicionado em bairros com mais fluxo de passageiros e principalmente no horário de pico. Porém, esse horário também sofrerá mudanças, tendo em vista que o prefeito vai se reunir com o setor comercial da capital para flexibilizar o horário de trabalho dos funcionários. 

"Nesse período não haverá mais horário de pico às 7h, meio-dia e 17h. Vamos conversar com o setor e fazer uma pulverização. Essa pulverização faz parte do acordo que fizemos ontem e precisa ser cumprido", disse o prefeito. 

Emanuel explica sobre a quantidade de ônibus que serão colocados à disposição do público e esclarece que esses 20 ônibus são da frota reserva, mas a partir da próxima semana serão colocados na escala para servir o usuário. 

"O que seria 07h, 12h e 17h, vai ser o dia todo. Isso chamamos de pulverização do horário de pico. Vou colocar mais 20 ônibus da frota reserva, ou seja, teremos 340 ônibus circulando em Cuiabá, deixando apenas 20 ônibus ainda na reserva. Esses ônibus vão para a rota com mais usuários. Eu entendo a angústia do povo que é minha também", explicou o prefeito.

Conciliação

Além do aumento da frota, o prefeito assinou em acordo numa audiência de conciliação com o Governo do Estado e Tribunal de Justiça, que fará outras medidas para combater a disseminação da Covid-19. 

Depois de muito diálogo mediado pelos desembargadores Clarice Claudino da Silva e Mário Roberto Kono, além da juíza Cristiane Padim, as partes chegaram em cinco definições. A primeira delas é que os segmentos previstos no Decreto Municipal 8372/2021 (comércios em geral varejistas e atacadistas) seguirão o escalonamento previsto no artigo 3º da norma, sendo fiscalizados com mais intensidade, a fim de evitar aglomerações.
 
A segunda decisão é que o Município de Cuiabá irá editar, com vigência a partir do dia 6 de abril, novo decreto prevendo o rodízio de empregados nos estabelecimentos privados. Em seguida, foi discutido como terceiro ponto o aumento da frota do transporte coletivo na cidade e ficou definido que, até o dia 6 de abril, circularão mais 20 ônibus (pertencentes à frota reserva), observado o horário de maior movimentação.
 
Também o Prefeito deverá apresentar até a próxima segunda-feira (5 de abril) plano de expansão dos locais de vacinação em Cuiabá. Por último, em conjunto, Estado e Município intensificarão a fiscalização e cumprimento da restrição de circulação de pessoas entre 21h e 5h.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet