Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Cidades

DESCASO

Grávida de 20 anos morre na fila de UTI e família denuncia administração de UPA

Foto: Reprodução

Grávida de 20 anos morre na fila de UTI e família denuncia administração de UPA
Jovem de 20 anos identificada como Mikaele Karoline Souza Salino, que estava grávida e precisava de um leito de UTI, morreu na tarde de sábado (3), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Sinop (distante 503 km de Cuiabá). Ela estava com Covid-19 e seus familiares alegam que a administração da UPA "segurou" o documento de transferência, impedindo que a vítima fosse transferida. 


Leia mais:
Major da PM e investigador da Polícia Civil morrem após complicações da Covid-19

Apesar dos familiares terem feitos diversos apelos via redes sociais, eles alegam que não tiveram êxito na resposta, mesmo sabendo que havia um leito de UTI vago na cidade, o que poderia ter salvado a vida de MikaelwSouza, de 20 anos. 

A irmã da vítima, Karolina Souza, publicou uma sequência de postagens no Facebook. Ela disse a tentativa era de que a postagem ganhassem repercussão e tivesse visibilidade e alguma autoridade política ajudasse no processo de aceleração da transferência, mas isso não aconteceu e a jovem acabou morrendo.

No dia em que a postagem da irmã acusava a diretoria da UPA André Maggi de reter a a documentação de transferência, em poucas horas as publicações da jovem viralizaram e tiveram muitos comentários e compartilhamentos. 

Somente no sábado (3), a secretaria municipal de Saúde informou que mais 11 moradores morreram em decorrência da Covid. Com as novas confirmações, o total de vítimas subiu para 265 desde o início da pandemia.

Nota à Imprensa

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que utilizou todos os esforços possíveis para salvar a vida a jovem Mikaele Karoline Souza Salino, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 30/03/2021 e, e no dia 01/04/2021 precisou ser entubada, necessitando de um leito de UTI.

Desde que surgiu a necessidade de um tratamento intensivo, as equipes de saúde se empenharam, junto a regulação estadual para encontrar uma vaga dentro ou fora do estado, mas infelizmente a vaga não surgiu a tempo.

Além de um leito de UTI adulto, a gestante necessitava de uma UTI neonatal.

A prefeitura de Sinop, por meio da secretaria de saúde esclarece ainda que, neste sábado(02/04) 198 pacientes estavam a espera por vaga de UTI, no estado de Mato Grosso. A alta complexidade é competência do estado, mas em nenhum momento o poder público municipal se furtou em auxiliar e unir força a regulação estadual para salvar vida da jovem.

A prefeitura de Sinop se-solidariza com a família neste momento muita tristeza e dor.




 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet