Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

100 mil vacinados em Cuiabá

Emanuel destaca responsabilidade ao guardar segunda dose: "pertencem a quem tomou a primeira"

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Emanuel destaca responsabilidade ao guardar segunda dose:
O prefeito Emanuel Pinheiro (DEM) comemou a marca de 100 mil vacinados em Cuiabá contra a Covid-19, ultrapassada no feriado da última quarta-feira (21). O gestor emedebista também fez questão de ressaltar que a 'Cidade Verde' é uma das que tem a maior responsabilidade do país por guardar a segunda dose: "Ela não me pertence, ela pertence a quem tomou a primeira".


Leia mais:
Emanuel comemora vinda de doses da Pfizer e anuncia vacinação de garis e carroceiros

"“Somos uma das capitais de maior sucesso da primeira dose e de maior responsabilidade por guardar a segunda dose. Não é estocar não. É guardar, porque ela não me pertence, ela pertence a quem tomou a primeira dose”, explica o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, ao destacar o empenho e compromisso das equipes. "Temos um grande corpo técnico envolvido diretamente. Trabalhando, literalmente, dia e noite pela imunização".

Até o momento, a capital mato grossense recebeu um total de 139.737 doses de vacinas, destinadas para a primeira e segunda doses. “Levando-se em conta a quantidade de doses recebidas e o que já aplicamos, pode-se verificar que estamos num ritmo muito bom de vacinação. O recebimento de maiores quantidades de doses nas últimas remessas nos possibilitou a abertura de novos pontos e a consequente aceleração do processo, conforme já estava previsto no Plano Municipal de Imunização”, comentou Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha de vacinação em Cuiabá. 

Na última atualização do Ministério da Saúde, no site Localiza SUS, realizada às 11:03 de 21/04, consta que Cuiabá aplicou 89.425 doses, sendo 66.967 para primeira dose e 22.458 para segunda dose. De acordo com os dados levantados a partir da contagem dos frascos utilizados, até o encerramento da vacinação no dia 21/04 foram aplicadas 100.294 doses.

“A diferença entre os dados do Localiza SUS e do levantamento da coordenação da campanha é devido aos registros de aplicação, que ainda não foram lançados no sistema do Ministério da Saúde. Com a descentralização da campanha de vacinação, muitos dados referentes à aplicação não são registrados em tempo real”, explicou Valéria.

As vacinas que ainda não foram aplicadas estão sendo usadas para a primeira dose de idosos acima de 60 anos e para a segunda dose do grupo de 75 a 79 anos, que começou a receber o reforço a partir de terça-feira (20). Também estão guardadas as doses para a segunda aplicação do grupo de 70 a 74 anos e trabalhadores da saúde, que começará a partir do dia 28/04.

“Com os novos polos de vacinação, estamos imunizando uma média de 4 mil pessoas por dia, entre primeira e segunda doses. Com isso foi possível começar a vacinar o grupo de 60 a 64 anos, que estava previsto para iniciar na próxima semana. Nosso objetivo é vacinar o máximo de pessoas no menor tempo possível, mas sempre com responsabilidade e prezando pela parte técnica”, concluiu a coordenadora.

Pfizer

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) comemorou o fato de Cuiabá ser uma das capitais que receberá doses da vacina da Pfizer contra o novo coronavírus (Covid-19), e afirmou que deve lançar já nos próximos dias a vacinação de garis, varredores de rua, carroceiros e motoristas do transporte coletivo. Segundo o prefeito, estes grupos são os mais vulneráveis.

“Tenho conseguido articular forças e esforços para garantir, por exemplo, no hospital geral, que a vacina da Pfizer pudesse vir para Cuiabá, porque pelo fato de ser uma cidade muito quente não tem onde armazenar com 70 graus negativos aquelas vacinas, e Cuiabá a princípio estava fora do calendário das capitais. Emanuelzinho, como bom cuiabano, como filho da baixada cuiabana, foi rapidamente agindo com a secretaria Ozenira, agiu em contato com a direção do Hospital Geral de Cuiabá (...) a está acertando hoje a tarde com a secretaria de saúde e a vacina da Pfizer pode vir para Cuiabá, que o Hospital Geral vai armazenar nas suas instalações”, afirmou o prefeito, em evento de lançamento do InCuiabá, nesta quinta-feira (22).

Segundo o prefeito, a chegada destas doses vai ajudar a auxiliar na aceleração da vacina de grupos prioritários. Com o final da imunização de idosos, novos grupos devem começar a ser imunizados. “Vamos lançar também uma articulação do Emanuelzinho a vacinação dos garis, da varreção de rua, dos catadores de recicláveis, dos motoristas do transporte coletivo, dos carroceiros. São aqueles humildes, as pessoas mais humildes, vulneráveis, e às vezes invisíveis na sociedade, e que segundo pesquisa nacional nas capitais, publicada pela Uol, a maior parte dos leitos de enfermaria e UTI são ocupados por garis, varredores de rua e carroceiros, pessoas mais expostas”, explicou.

“Dessa forma vamos integrando e fazendo de Cuiabá uma sociedade mais justa, mais solidária, mais respeitosa, mais fraterna, mais humana, mais igualitária. Cuiabá somos todos nós. Não existe diferença entre as pessoas. Então ao fazer isso continuamos avançando mais ainda”, completou o prefeito. Nos últimos dias, Cuiabá também já iniciou a vacinação dos pacientes renais, e Emanuel sinalizou o início da imunização de pacientes com outras comorbidades, que deve acontecer nas próximas semanas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet