Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

terceiro caso

Paciente vindo de Primavera morre de gripe suína em Rondonópolis

Foto: Dayane Pozzer/OD

Paciente vindo de Primavera morre de gripe suína em Rondonópolis
Uma mulher de Primavera do Leste que estava internada há duas semanas no Hospital Regional Irmã Elza Giovanella, em Rondonópolis, morreu ontem por volta das 17h00. O exame que confirmou a morte por gripe A (H1N1) ficou pronto na quarta-feira (2). Angelita Fátima Liwinski, de 39 anos, é a terceira vítima fatal da gripe suína no município.


As outras duas mortes registradas são de moradoras do município. Sirlete Silva Souza Amaral, de 32 anos, moradora do bairro Pedra 90, não resistiu às complicações da gripe e morreu no município de Toledo (PR) na madrugada do dia 22 de agosto na cabine do caminhão em que viajava com o marido e dois filhos. A segunda morte registrada é da jovem Andréia de Souza Vitor, de 29 anos, portadora da síndrome de Down, que também ficou internada no Hospital Regional.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do departamento de Saúde Coletiva, intensificou as ações de combate à nova gripe. Na última segunda-feira uma capacitação foi realizada para orientar médicos da rede municipal e estadual sobre o novo vírus.

Segundo Rosana Zucatto, diretora do Hospital Regional, sete pacientes estão internados no Regional aguardando resultados de exames, cinco deles na Unidade de Terapia Intensiva. Ela ressalta que nem todos são moradores de Rondonópolis. “Tem paciente de Primavera e de Campo Verde", conta.

A diretora alerta que o vírus está circulando no município e pede para que a população fique atenta aos sintomas da nova gripe, como febre, tosse, dores no corpo e dificuldade para respirar. “Pedimos para as pessoas que estiverem sentindo os sintomas procurar logo uma unidade de saúde para que o quadro não evolua”, alertou.

Em todo o Estado de Mato Grosso foram registrados até esta quinta-feira (3), 301 casos de gripe suína, dos quais 35 foram confirmados, 68 descartados, 147 aguardam resultado e 36 pessoas apresentaram sintomas leves e não tiveram material coletado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet