Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Variedades

Amor utópico de "Insolação" fecha passagem do Brasil por Veneza

O amor utópico e quase febril que os cineastas brasileiros Daniela Thomas e Felipe Hirsch retratam no filme "Insolação" encerrou, neste domingo, a participação cinematográfica do Brasil na 66ª edição do Festival de Cinema de Veneza.


Os diretores apresentaram oficialmente o filme dentro da seção Orizzonti, a mesma destinada às novas tendências na qual, na sexta-feira (31), foi exibida a outra obra brasileira no festival: "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo", de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz.

Em "Insolação", Thomas e Hirsch oferecem um angustiante percurso de 98 minutos pelas tentativas fracassadas de vários habitantes de Brasília para encontrar o amor, tentativas que os cineastas colocaram como um paralelismo com a capital, construída do nada, segundo eles, com base na utopia de uma nova sociedade.

"Por um lado, escolhemos Brasília pelo que significa social e politicamente, e, por outro lado, pelas fotografias que vimos. Vimos construções racionais como uma utopia na qual se imaginava um homem novo. E este projeto fracassou", disse Thomas, durante a entrevista de apresentação do filme.

"No filme, a única coisa que se movimenta são os personagens. Mas, em Brasília, a coisa não é tanto assim. O mérito esteve mais na capacidade da equipe de fazer desaparecer a população de cada fotograma. Em qualquer caso, a cidade é uma prova viva de uma utopia morta", acrescentou.

O filme mostra uma solitária e inóspita Brasília que, na ausência de qualquer vida humana alheia aos personagens protagonistas, se transforma ela mesma em mais uma utopia à qual os diretores querem evidenciar em "Insolação": a do amor.

Brasília em si é, para eles, uma tentativa fracassada de conferir novo tipo de ordem social, algo parecido com a busca infrutífera do amor pelo ser humano, desde as suas primeiras experiências de adolescência, até as últimas, à beira da morte. "Brasília cresceu como qualquer outra cidade do mundo. Inflou, mas há um lugar, entre o centro e a periferia, que foi esquecido. É isso que buscávamos. Aí é onde se vê que a utopia fracassou", disse Hirsch.

"E queríamos comparar isso com um amor inalcançável. Tem algo a ver com esses amores inalcançáveis, com essas paixões que não podem se realizar. A questão era como traduzir esta ideia tecnicamente. Era muito complicado, mas acho que, pelo menos, conseguimos", completou.

Inovação

A paisagem desoladora e quase desértica de uma Brasília decadente e sem vida nas ruas, castigada por um sol de justiça que provoca a insolação da qual fala o título, contribui para criar uma sensação de solidão na busca do amor que torna personagens mais angustiados.

Neste sentido, Hirsch disse que "Insolação" é a palavra que reúne de um modo mais preciso o que queriam expressar, já que, inclusive eles, durante as filmagens, estiveram em "risco de sofrer uma insolação", devido às altas temperaturas em Brasília. O filme, com a participação do ator Paulo José como o fio condutor das histórias dos outros personagens, é a primeira experiência cinematográfica de Hirsch, que chegava ao projeto com grande bagagem teatral.

"Sabia que podia aproveitar este primeiro trabalho me apoiando em uma certa irresponsabilidade diante de minha falta de experiência, e isso podia me dar certa liberdade. Mas, ao mesmo tempo, sabia que tinha que colocar na mesa também responsabilidade", confessou o diretor.

"Tinha a meu lado Daniela Thomas e tudo isso me deu o apoio técnico de que precisava. Tive que fazer um esforço para encontrar minha personalidade no âmbito do cinema", acrescentou.

Diante da boa experiência em "Insolação", Hirsch pretende repetir em breve a experiência de abordar um projeto cinematográfico em comum com Thomas, cujo filme "Linha de Passe" recebeu a Palma de Ouro de Melhor Atriz do Festival de Cannes de 2008 pela interpretação de Sandra Corveloni.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet