Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Solução

Após reclamações, Pronto Socorro de Cuiabá ganha máquina de Raio X

Com os conflitos instalados na rede municipal de saúde em Cuiabá por desentendimentos entre o secretário Luiz Soares e os médicos do Pronto Socorro Municipal, além de reivindicação por melhores salários para a classe, as reclamações quanto ao sistema vieram à tona em maior quantidade – e intensidade. Uma delas tem sido a falta de uma máquina de Raio X no hospital, que havia quebrado. A Secretaria de Saúde do Município informa que uma nova máquina foi adquirida, operante desde o domingo (6).


É um equipamento modelo Plus, 500 VMI, com gerador de alta freqüência e com manutenção em Cuiabá. Os técnicos trabalharam sexta e sábado para que o aparelho pudesse funcionar o mais rápido possível.

Mensalmente são feitos cerca de 11 mil exames de Raio X no Pronto Socorro. Há cerca de 20 dias a máquina quebrou e desde então os pacientes estão sendo levados até a Policlínica do Verdão (dia e noite) para serem submetidos aos exames. Os casos graves são feitos no próprio hospital com um aparelho menor.

O HPSMC atende uma média de 24 mil pessoas por mês, tanto de Cuiabá quanto do interior de Mato Grosso, de estados vizinhos como Acre e Rondônia e até da Bolívia, já que trata-se da única referência estadual para urgência e emergência. Os pacientes que não são de Cuiabá representam 45% do total de pessoas atendidas.

Diante da demanda, a máquina de Raio X freqüentemente apresenta problemas, sendo que não há manutenção em Mato Grosso para o modelo do equipamento que está sendo desativado. Já a manutenção da máquina nova tem manutenção em Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet