Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ELITE DOS BONS PAGADORES

MT conquista nota A de capacidade de pagamento junto ao Tesouro Nacional e Mauro comemora: “hoje, a história é outra”

24 Mai 2021 - 15:15

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

MT conquista nota A de capacidade de pagamento junto ao Tesouro Nacional e Mauro comemora: “hoje, a história é outra”
Enaltecendo as duras medidas tomadas no início de sua gestão em 2018, o governador Mauro Mendes (DEM) convocou coletiva de imprensa para anunciar que Mato Grosso alcançou nota A na classificação da Capag (Capacidade de Pagamento), na capacidade pelo Tesouro Nacional. Antes, o estado era classificado com nota C.


Leia também:
Fórum critica proposta de isenção para aposentados, reclama de falta de diálogo do governo e não descarta greve

De acordo com a STN, o estado está “elegível”, ou seja, a União poderá dar garantias em transições de financiamento em favor do Estado. Apenas os Estados do Espírito Santo e Roraima obtiveram a mesma nota no país.

“De um Estado com dívidas de R$ 3,5 bilhões no início de 2019, estamos com as contas equilibradas e com um Estado economicamente recuperado, após 10 anos de descontrole. Trabalhamos muito para isso e é um resultado muito importante para o governo que poderá, a partir de agora, fazer operações de crédito com garantia da União para investimentos públicos”, afirmou Mauro.

Trabalhamos muito para isso e é um resultado muito importante para o governo que poderá, a partir de agora, fazer operações de crédito com garantia da União para investimentos públicos

A análise da STN segue metodologia que avalia três principais indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez. O primeiro indicador é calculado pela relação entre a dívida consolidada e a receita corrente líquida. O segundo é definido pela relação entre a despesa corrente e a receita corrente ajustada. Já o terceiro é calculado pela relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta.

Durante a coletiva, Mauro destacou que além da nota baixa, em janeiro de 2019, a realidade era de obras paradas, viaturas encostadas e salários atrasados. Destacou que para reequilibrar as finanças e retomar a boa classificação, o governo estadual adotou medidas necessárias, como corte de gastos, renegociação de dívidas, combate à sonegação e aprovação na Assembleia Legislativa do novo Fethab, LRF estadual e revisão dos incentivos fiscais.

Ainda de acordo com Mauro, o fato de Mato Grosso estar entre os três estados com melhor gestão fiscal traz “consequências reais e positivas, trazendo capacidade para novos investimentos”. A nota também permite que o estado tenha a garantia da União para novos investimentos e a possibilidade de melhores negociações.

Para ao cidadão, o governador explica que ser nota A significa investimentos como 2,4 mil Km de asfalto novo, seis novos hospitais, 35 escolas e 5 mil pontes de concreto. O democrata ainda destaca mais recursos para ações sociais, segurança pública, agricultura familiar e geração de empregos e oportunidades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet