Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

ÍCONE DA CULINÁRIA

Fundadora da Peixaria Beira Rio, Dona Antônia morre ao 71 anos em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Fundadora da Peixaria Beira Rio, Dona Antônia morre ao 71 anos em Cuiabá
Considerada um dos principais nomes da culinária cuiabana, a professora Antônia Terezinha de Souza faleceu na madrugada deste domingo (30), aos 71 anos, na Capital. Era proprietária da peixaria Beira Rio, em Várzea Grande, e reconhecida como uma das grandes expoentes da peixada tradicional. Nas redes sociais, amigos e familiares deixaram mensagens evidenciando a importância da cozinheira para a cultura da capital. 


Leia mais: 
Vice-prefeito se envolve em acidente em rodovia e três pessoas ficam feridas

Segundo informações do site Cuiabano News, Antônia tratava de problemas renais há alguns anos, entretanto, seu caso se agravou nos últimos dias, sendo necessário a hospitalização. Na madrugada deste domingo, a educadora acabou não resistindo e veio a óbito. 

Em sua trajetória, Dona Antônia atuou como coordenadora em uma escola municipal em Bonsucesso, principal Distrito de Várzea Grande. Há aproximadamente 28 anos dedicava sua vida aos conhecimentos culinários, que segundo ela mesma em um vídeo publicado nas redes sociais, preservava dos seus antepassados. 

"Não mudamos nada, não inventamos nada. Isso tudo veio dos nossos antepassados, que deixaram de lembrança a peixada cuiabana", contou a cozinheira ao apresentar os pratos servidos em sua peixaria. 




Também reconhecida como precursora da "Rota do Peixe", foi em 1983 que Dona Antônia decidiu abrir seu próprio negócio, dando início ao que hoje é considerado um dos restaurantes mais tradicionais do estado. Em entrevista para o Olhar Conceito, realizada em maio de 2015, a cozinheira se descreveu como uma filha da comunidade onde construiu suas raízes. "Sou filha da comunidade. Meu pai, minha mãe, meus avós, todos são filhos daqui”, contou. 

Seu carinho pela culinária lhe rendeu uma clientela fiel, que fazia do restaurante e de toda a região um ponto turístico importante. Com a notícia de seu falecimento, inúmero clientes e amigos deixaram mensagens de apoio nas redes sociais. "Que triste, nós íamos na peixaria dela de vez em quando, muito atenciosa, carinhosa e dedicada, atendia os clientes como se os conhecesse há anos. Descanse em paz Dona Antônia", escreveu uma das internautas. 

O prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB), também se pronunciou por meio de nota. "Cuiabá e Mato Grosso perdem. Dona Antonia deixa um legado na comunidade de Bonsucesso,  pois sempre foi uma pessoa ativa e que muito contribuiu com as causas sociais”, lamentou o prefeito. 

O sepultamento aconteceu na tarde deste domingo, no Cemitério da Capela do Piçarrão, em Várzea Grande.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet