Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Após ‘congelamento’

Arsec diz que ‘inflação’ da taxa de esgoto terá que ser recomposta, mas há alternativas para não impactar cidadão

14 Jun 2021 - 08:38

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Airton Marques

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Arsec diz que ‘inflação’ da taxa de esgoto terá que ser recomposta, mas há alternativas para não impactar cidadão
O presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) Alexandro de Oliveira, afirmou que o valor inflacionário da taxa de água e esgoto de Cuiabá, que foi ‘congelado’ pelo prefeito Emanuel Pinheiro nas contas dos cidadãos durante a pandemia, terá que ser pago em algum momento. No entanto, de acordo com ele, há alternativas para que este aumento não impacte diretamente os cuiabanos.


Leia também:
Nova ETE impedirá a chegada de 200 toneladas de esgoto por mês ao rio Cuiabá, diz vice-prefeito

“Houve essa preocupação do poder concedente, tanto no ano de 2020 quanto agora no ano de 2021, em segurar essa incidência da nova tarifa, lembrando que essa correção anual que é feita da tarifa nada mais é do que o reajuste inflacionário desse período e ela é muito importante para que se mantenha o equilíbrio econômico-financeiro do contrato para que a gente possa garantir esses investimentos que já foram feitos e muitos investimentos que ainda são feitos”, explicou Alexandro.

De acordo com o presidente, a tarifa ficou suspensa em 2020 e a suspensão foi prorrogada por 90 dias em 2021, no entanto, ainda não há confirmações de que ela será prorrogada mais uma vez. “Felizmente, em razão da nossa baixa inflação, o reajuste desse ano foi algo na casa de 2,3%, então o prefeito está avaliando porque ele tem sempre esse cuidado, de um lado zelar pela população que precisa ter acesso ao serviço e está tendo dificuldade de pagar essa conta, e por outro lado também garantir que essa mesma população tenha acesso aos investimentos que ainda tem que ser feito na capital. Mas aí é uma decisão do poder executivo, é ele que decide isso, não compete à agência”, completou.

Apesar dessa preocupação, no entanto, Alexandro avisa que o valor que não foi cobrado no último um ano e meio terá de ser recomposto de alguma forma. “É lógico que isso vai impactar, mas existem alternativas também, que não só o repasse desse valor ao cidadão desse período que ficou suspenso, a gente pode, por exemplo, fazer abatimento da autorga desse valor do período que ficou suspenso, a gente pode prorrogar o contrato e aí sim a agência atua buscando essas alternativas para que esse valor acumulado do período não incida diretamente para o usuário. E a gente tem trabalhado, existem os pleitos da concessionária neste sentido, e está tudo sendo analisado, e no final da história compete ao executivo tomar essa decisão”, finalizou o presidente.

Na última quinta-feira (10), a Prefeitura de Cuiabá lançou as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário Lipa, onde será construída a mais nova Estação de Tratamento de Esgoto do Estado. O SES Lipa beneficiará, diretamente, 126 mil pessoas em 77 bairros e é resultado do investimento de R$ 200 milhões. Situada na Avenida José Rodrigues do Prado, no Parque Residencial Tropical Ville, a ETE Lipa já está em construção. O trabalho é realizado pela concessionária Águas Cuiabá e tem previsão de estar concluído no segundo semestre deste ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet