Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

H1N1

Casos de gripe suína explodem na China e preocupam governo

Foto: Reprodução

Casos de gripe suína explodem na China e preocupam governo
O ministro da Saúde da China, Chen Zhu, expressou nesta terça-feira inquietação em relação ao súbito aumento do número de casos de gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- na porção continental do país, com o início das aulas e o término do verão (hemisfério norte). "Houve uma evolução recente da gripe H1N1 e enfrentamos uma situação sombria", disse.


O país já registrou 5.592 casos da doença --mais de mil desses casos foram confirmados só na última semana--, porém não teve nenhuma morte. No Brasil, já foram registrados mais de 6.000 casos e mais de 700 mortes.

O ministro destacou que a China iniciará esta semana o programa nacional de vacinação, o primeiro país a fazer isto, mas advertiu que os laboratórios não vão conseguir responder à demanda. A China espera vacinar 5% da população de 1,3 bilhão de habitantes, ou seja, 65 milhões de pessoas, até o fim do ano.

Algumas categorias da população serão prioritárias, assim como algumas zonas geográficas com importante presença do vírus.

O ministro também manifestou inquietação com a aproximação do feriado prolongado de 1º de outubro, aniversário da fundação da China comunista, época de grandes deslocamentos e que neste ano marcará o 60º aniversário do país.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

O tratamento precoce com os antivirais Tamiflu ou Relenza pode ajudar a reduzir a gravidade e a duração da infecção, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet