Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Cidades

PROGRAMA DOMINICAL

Caso de jovem que perdeu parte do pulmão por uso de narguilé é destaque no Fantástico

Foto: Reprodução

Caso de jovem que perdeu parte do pulmão por uso de narguilé é destaque no Fantástico
O caso da moradora de Cuiabá, Livian Monteiro, 19 anos, que contraiu fungos no pulmão por uso de narguilé e teve que ser submetida a uma cirurgia de alto risco, foi destaque no programa Fantástico da Rede Globo, neste domingo (11).


Leia também:
Jovem de 19 anos contrai fungos no pulmão por uso de narguilé e passa por cirurgia em Cuiabá

A reportagem traz dados de 2019 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que identificou mais de dois milhões e meio de usuários de narguilé no brasil. Só na cidade de São Paulo, em 2020, mesmo com a pandemia, foram abertas mais de 1600 tabacarias. De abril a junho deste ano, 65% das baladas fechadas pela Polícia Civil da capital paulista eram em tabacarias, onde o narguilé era a principal atração.

Especialistas alertam que o aroma atraente leva ao consumo maior. De formato exótico, o nargilé é um grande cachimbo de água que pode ser usado individualmente ou em grupo. Os primeiros registros indicam que nasceu na Índia, no XVIII. Depois de passar pela Pérsia, foi incorporado à cultura dos países árabes. Chegou à Europa e, depois, ao continente americano.

Livian, que teve o caso contado em primeira mão pelo Olhar Direto, disse em entrevista a repórter Ianara Garcia que resolveu fazer uma espécie de diário nas redes sociais depois do problema que enfrentou.

Livian teve aspergilose, uma infecção causada por esporos inalados de um fungo presente no ambiente. Os esporos germinam e se transformam em hifas, que entram nos vasos sanguíneos, podendo causar necrose hemorrágica e até infarto.
 
Apesar de ter começado a fumar com 16 anos, não fazia uso de narguilé com frequência. Por conta dos fungos, passou por uma lobectomia de seis horas para remover as partes afetadas que poderiam se espalhar para os outros órgãos do corpo.  
 
Durante um período de sua recuperação, Livian precisou usar um dreno 24 horas por dia. As possibilidades são de que ela contraiu os fungos através da água na narguilé, pelo recipiente mal lavado ou alguém já contaminado que tenha compartilhado a mangueira com ela.

Confira a reportagem completa AQUI.


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet