Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

100 VAGAS

Escola Estadual abre vagas para Educação de Jovens e Adultos exclusiva para população LGBTI+; matrículas começam dia 20

Foto: Reprodução

Escola Estadual abre vagas para Educação de Jovens e Adultos exclusiva para população LGBTI+; matrículas começam dia 20
A Escola Estadual Antônio Cesário de Figueiredo Neto anunciou a abertura de aproximadamente 100 vagas para Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltados para a população LGBTI+. As matrículas poderão ser feitas a partir do dia 20 de julho de forma presencial, entretanto, as pessoas interessadas devem ligar na unidade e agendar o dia e o horário que irão realizar a matrícula. As aulas começam no dia 3 de agosto em formato híbrido, contando com alimentação e vale transporte. 


Leia mais: 
Designer de Cuiabá lança camisa de jacaré pró-vacina e reverte parte do valor famílias atingidas pela pandemia

O projeto visa atender principalmente os alunos que deixaram o ambiente escolar após sofrerem algum tipo de violência. De acordo com a diretora da unidade, a professora Fábia Melo, a iniciativa surgiu após uma conversa com estudantes que se sentiam excluídos no ambiente escolar. “Nós tínhamos alguns estudantes da comunidade LGBTI+ que nos procuraram e falaram que estavam se sentindo excluídos, constrangidos em função da escola. Aí eu pensei em fazer esse projeto para acolher esses alunos”, contou a professora. 

O relato dos estudantes é visto nos dados da Pesquisa Nacional Sobre o Ambiente Educacional no Brasil, organizada pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). No documento foi possível observar  que 27% dos entrevistados afirmaram ter sofrido agressão na escola e 73% foram alvos de violência verbal em razão de sua orientação sexual.

Ainda de acordo com Fábia, a abertura das turmas especiais é uma forma de reforçar uma campanha já anunciada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT); “Criamos uma turma especial para atender essa comunidade que está tão excluída. Uma grande parte não tem o ensino médio, e nem o fundamental, e precisam estar inseridos na educação. Já que a campanha da Secretaria de Estado é ‘somos todos mais educação’, então seremos mais educação de todas as formas”, comentou. 

As aulas devem começar no dia 3 de agosto no formato híbrido. Os estudantes devem ser escalonados e terão aulas presenciais na unidade em dias pré-estabelecidos. Durante as aulas presenciais, os alunos terão direito a alimentação, vale transporte e outros auxílios que visam a permanência. 

Já durante as aulas online, será disponibilizado uma plataforma online de acesso ao material didático e também para acompanhar o plantão de dúvidas. Por se tratar da Educação de Jovens e Adultos (EJA) os interessados precisam cumprir algumas predefinições de idade, sendo a partir de 15 anos, para o Ensino Fundamental, e 18 anos, para Ensino Médio. 

As matrículas devem ser feitas presencialmente a partir da próxima terça-feira (20), na unidade. Antes de se deslocarem até lá, os estudantes devem ligar na escola e agendar a data e o horário que farão a visita. Como forma de celebrar a chegada do novo aluno na instituição, Fábia já adiantou que os recém-chegados devem ganhar uma surpresa.

“No dia da matrícula a pessoa que vier vai ganhar uma surpresa. Esse presente nosso é uma forma de acolher essa população. Estamos de braços abertos para recebe-los”, finalizou. 

Para entrar em contato com a unidade, agendar o dia da matrícula e receber a lista de documentos necessários, ligue: (65) 3044-7312. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet