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Terça-feira, 19 de outubro de 2021

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Criado há um mês, call center da Saúde recebe mais de 18 mil ligações com perguntas sobre vacinação; veja principais dúvidas

Foto: Rogério Florentino Pereira/ OD

Criado há um mês, call center da Saúde  recebe mais de 18 mil ligações com perguntas sobre vacinação; veja principais dúvidas
Criado há um mês, o call center da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destinado para tirar as dúvidas da população sobre a vacinação da Covid-19 já registrou um total de 18.746 chamadas. De acordo com a SES, 11.506 foram concluídas.

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A procura foi registrada entre os dias 24 de junho deste ano, data da abertura do suporte, até o início da tarde da última quarta-feira (21). O call center, funciona na sede do Senai Porto, um dos cinco postos de imunização de Cuiabá.  
 
A principal dúvida da população é sobre a faixa etária que está sendo vacinada, seguida pelos questionamentos do porque pessoas mais novas estão sendo imunizadas e dúvidas sobre o que fazer quando a pessoa perde o agendamento.
 
A dúvida sobre a faixa etária que está sendo imunizada pode ser sanada no próprio site vacina.cuiaba.mt.gov.br, pois no ato da realização do cadastro aparece os públicos prioritários aptos para agendamento.
 
Já em relação ao questionamento de pessoas mais jovens estarem sendo vacinadas, a explicação é que a Prefeitura de Cuiabá abriu, no mês passado, o pré-cadastro para pessoas de 18 a 49 anos. A decisão pela abertura do novo grupo é devido a alta abstenção, que chegou a 50% do total de pessoas agendadas. As doses destinadas a este público são referentes aos faltosos. Ou seja, pessoas aptas a receber a imunização, que se cadastram e não comparecem no dia da vacina e nem justificam no período de 48 horas.
 
Já com relação ao terceiro item mais questionado, sobre como proceder em caso de perda do agendamento, a pessoa tem 48 horas para fazer a justificativa, via telefone do call center (65 3617-7540) ou pelo e-mail suporte.ctisms@cuiaba.mt.gov.br. Caso a pessoa agendada não registre nenhuma justificativa, o cadastro é cancelado e a mesma vai para o fim da fila.
  
Cadastro

Para se cadastrar, é necessário entrar no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual.  Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina. No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado. No caso de vacinação pela categoria profissional, também é preciso apresentar declaração de vínculo funcional. Já no caso das pessoas que se cadastraram pelos grupos de comorbidades ou deficiência permanente grave, além de gestantes, puérperas e lactantes, é preciso apresentar o laudo médico.
 
Em Cuiabá, há cinco polos de vacinação: Senai Porto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesi Papa, Sesc Balneário e Assembleia Legislativa.
 
Serviço
 
O telefone de contato do call center é (65) 3617-7540 e o horário de funcionamento da central de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 
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