Olhar Direto

Terça-feira, 30 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Projeção do ministério

Adolescentes devem começar a ser vacinados contra a Covid-19 até setembro

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Adolescentes devem começar a ser vacinados contra a Covid-19 até setembro
Um comunicado assinado pelo Ministério da Saúde, Conass (conselho que representa os secretários estaduais de saúde) e pelo Conasems (que representa os secretários municipais de Saúde) --órgãos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), anunciou que o Brasil irá vacinar adolescentes de 12 a 17 anos contra Covid-19 depois que toda a população de 18 anos ou mais receber ao menos uma dose de imunizante.


Leia mais:
MT registra morte de jovem de 20 anos e mais 18 pessoas por Covid-19 em 24h

Segundo o documento, a prioridade será dada para adolescentes com comorbidades. A estimativa é que isto aconteça entre o fim de agosto e setembro.

Em junho, a Pfizer recebeu autorização da Anvisa para vacinar adolescentes a partir de 12 anos. Porém, ainda não ficou definido qual será o imunizante usado nos menores de idade.

Algumas cidades brasileiras, como Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, Niterói, no Rio, e Guajará-Mirim, em Rondônia, já começaram a vacinar adolescentes. O comunicado desta terça diz que estados e municípios devem seguir rigorosamente o Plano Nacional de Imunização, "sob pena de responsabilização futura".

Ainda segundo o comunicado, somente após a distribuição da primeira dose para toda a população adulta (com 18 anos ou mais), será analisada a redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose, baseada, sempre, nas melhores evidências científicas, trazidas nas discussões da Câmara Técnica Assessora de Imunizações.

Haverá também compensação gradual dos quantitativos de vacinas enviados de modo complementar (estados que receberam doses do fundo estratégico; estados com vacinação em municípios de fronteiras; atendimento a ações judiciais etc.) e estados com maior contingente populacional de grupos prioritários já vacinados, de modo que todos os estados deverão finalizar o processo de imunização sem que haja benefícios ou prejuízos a suas respectivas populações.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet