Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Política MT

PANDEMIA SEM FIM

Estado ainda aguarda confirmação de laboratório, mas Gilberto afirma ser “muito provável” que variante Delta esteja circulando em MT

10 Ago 2021 - 11:54

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Olhar Direto

Estado ainda aguarda confirmação de laboratório, mas Gilberto afirma ser “muito provável” que variante Delta esteja circulando em MT
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou ser muito provável que a variante Delta do novo coronavírus já esteja circulando em Mato Grosso. O gestor, no entanto, pondera que o estado ainda aguarda resultado do sequenciamento feito sob os dois casos suspeitos analisados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.


Leia também:
Mato Grosso ultrapassa as 13 mil mortes por Covid-19; 38 nas últimas 24 horas

“Ainda não temos condição técnica para fazer o sequenciamento, quem faz isso para nós é o Instituto Aldofo Lutz. As amostrar analisadas aqui e foram sugestivas para serem da variante Delta, nós enviamos para o instituto. Já venceu o prazo, mas ainda não recebemos respostas”, afirmou, nesta terça-feira (10).

“Muito provavelmente que sim (já esteja circulando), mas para assegurar é preciso de um laudo de instituto que tenha tecnologia capaz de fazer o sequenciamento. Preliminarmente, temos variantes sugestivas que sim”, completou.

Atualmente, a Delta está presente em 135 países, 22 deles nas Américas. A cepa originária da Índia já se tornou predominante no mundo desde meados de junho e tem mutações que a tornaram mais eficiente para invadir as células humanas, o que acelera o ciclo de replicação e transmissão.

Infecções

Gilberto ainda avaliou que o estado mantém patamar alto do número de novos casos de Covid-19. Aponta que tal fato é em decorrência da testagem feita pelo governo estadual.

“Somos um dos estados que mais testam no país. Como testamos muito, sempre vamos trazer para o registro oficial aquele percentual de 15% a 20%. Na Arena, em média, temos por dia 17 a 18% de casos positivos. Como temos um trabalho permanente, vamos sempre estar identificando pessoas infectadas. Quer ver esse número cair? É só não testar mais ninguém, daí esse número vai lá pra baixo”, explicou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet