Olhar Direto

Domingo, 26 de maio de 2024

Notícias | Política MT

sistema de convênios

Gallo diz que ataque hacker foi controlado, mas acende ‘luz amarela’ sobre segurança de dados

11 Ago 2021 - 15:21

Da Redação - Isabela Mercuri / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Gallo diz que ataque hacker foi controlado, mas acende ‘luz amarela’ sobre segurança de dados
O ataque cibernético que o Governo do Estado de Mato Grosso sofreu na última terça-feira (10) acendeu uma “luz amarela” a respeito da segurança dos dados do estado, apesar de ter sido controlado e não ter causado maiores danos. É o que relata o secretário de Estado de Fazenda Rogério Gallo. Segundo o gestor, o acesso a esta área do governo ficou restrito por algum tempo após o ataque.


Leia também:
Governo do Estado sofre ataque de hacker e envia informações para polícia investigar

“Foi um ataque hacker a um sistema de convênios do Governo do Estado, foi restrito a esse sistema. É um sistema onde nós controlamos todos os convênios firmados com municípios e entidades do terceiro setor. Isso foi rapidamente identificado, já abrimos a sindicância e uma auditoria também para apurar as responsabilidades, também já reportamos à delegacia para abertura dos inquéritos competentes, mas sem maiores consequências, sem maiores danos, e nós reforçamos, inclusive, agora, a nossa segurança de todos os sistemas que compõem não só a Secretaria de Fazenda, mas também o Governo do Estado”, explicou Gallo nesta quarta-feira (11).

De acordo com o secretário, não há suspeitas de quem seria o autor do ataque. “Geralmente esses ataques são feitos para exigir recursos, sequestro de dados, pedem resgate para que o sistema seja novamente liberado para ser acionado. Como esse é um sistema que não tem grandes consequências, por dentro dele só circulam informações e não recursos públicos, então a gente conseguiu controlar bem e proteger os demais sistemas que compõem a Sefaz e também do Governo do Estado. Mas essa é a falcatrua do terceiro milênio”, completou.

O ataque aconteceu na terça-feira (10) e atingiu somente o setor de convênios. Como consequência, ele ficou fora do ar por um tempo. “Obviamente, acendeu uma luz amarela, e nós estamos lá com o comitê de gestão de crise tomando as providências necessárias para verificar se estamos expostos em algum outro flanco, por meio desse vírus que nos atacou neste momento”, finalizou Gallo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet