Olhar Direto

Terça-feira, 30 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Bombeiros tentam conter

Fumaça que cobriu Cuiabá na sexta-feira veio de incêndio de grandes proporções em Chapada dos Guimarães

Foto: Corpo de Bombeiros

Fumaça que cobriu Cuiabá na sexta-feira veio de incêndio de grandes proporções em Chapada dos Guimarães
Uma Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque Florestal, em Chapadas dos Guimarães (65 quilômetros de Cuiabá), arde em chamas desde a última quinta-feira (19). Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) estão atuando para apagar o incêndio de grandes proporções. Três aeronaves Air Tractor estão operando e realizando vários lançamentos d’água.


Leia mais:
Cuiabá amanhece coberta por fumaça e pode ter novo recorde de calor nesta sexta

O reflexo deste incêndio pôde ser percebido durante o período da manhã de sexta-feira (20) em Cuiabá. O céu da Capital foi tomado por uma cortina de fumaça vinda dos incêndios em Chapada dos Guimarães, que ainda permaneceu presente durante a tarde e esta manhã de sábado.



Segundo o plano de ação do CBM, novas equipes foram enviadas nesta sexta-feira (20.08) para fortalecer o combate; 45 militares estão trabalhando para controlar as chamas.

Um ponto de apoio foi estruturado no Aeroporto Bom Futuro para o abastecimento dos aviões e outro na pista do 2° Pelotão Independente, no município de Santo Antônio de Leverger. Além disso, um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) entrou em ação para realizar o reconhecimento das áreas com maior incidência de fogo e colocar militares em pontos estratégicos onde o acesso é inviável pela terra.

Com a baixa umidade do ar e vento forte, que dificultam o trabalho de combate, o fogo tem maior facilidade de propagação na vegetação. O CBM ainda não sabe qual é a origem deste incêndio, neste momento a prioridade é apagar as chamas.

Nesta ação de combate, o CBMMT conta com apoio de 36 brigadistas e duas aeronaves do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Outra equipe com 8 brigadistas da Defesa Civil, condutores de caminhão pipa e piloto de motocross, totalizando 101 militares e civis na força-tarefa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet