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Terça-feira, 21 de setembro de 2021

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Em discurso a produtores, Mauro destaca 50% do Fethab revertido em obras de infraestrutura

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Em discurso a produtores, Mauro destaca 50% do Fethab revertido em obras de infraestrutura
Em discurso a produtores rurais durante encerramento do Circuito Aprosoja, nesta segunda-feira (13), o governador Mauro Mendes (DEM) destacou o volume de obras realizadas pela sua gestão nesses dois anos e oito meses em que está no comando do Palácio Paiaguás. Entre as ações diretamente do interesse dos associados à instituição, o democrata pontuou que diferente de seus sucessores, metade do dinheiro arrecadado por meio do Fundo Estadual de Transportes e Habitação (Fethab) está sendo utilizado para investimentos na infraestrutura, como asfaltamento de rodovias e construção de pontes.

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A meta, segundo o gestor, é fazer com que toda contribuição feita pelos produtores seja utilizada conforme determina a legislação.

“O que estamos fazendo esse ano é mudar drasticamente aquela história com o dinheiro do Fethab que vocês pagam. Em 2018, menos de 20% do dinheiro pago no Fethab foi aplicado em infraestrutura. Esse ano, por força da lei que modificamos em 2019, 50% já vai pra infraestrutura. Em 2023, por força dessa lei, serão 60%. Mas a melhor notícia é que nesse ano, além dos 50% que obrigatoriamente vai para a infraestrutura, já aportei R$ 600 milhões da Fonte 100. Se nós considerarmos isso, vamos chegar a até 80% ou 85% do dinheiro do Fethab aplicado efetivamente em infraestrutura”, afirmou.

A reedição do Fethab, passando a taxar o milho, além de aumentar a arrecadação sobre a soja e outros produtos, foi um dos pontos que geraram desgaste político ao governador logo no início da gestão. Nesse período de administração, no entanto, Mauro conseguiu reverter a resistência dos produtores, que reclamavam de contribuir com o fundo e não ter obras como contrapartida.

“Nas últimas décadas, talvez seja o maior investimento do Fethab diretamente em infraestrutura e nosso sonho é que isso possa, em algum momento, ser 100% aplicado naquilo para o qual foi criado há 20 anos. Se tivessem feito isso ao longo de todo esse tempo, Mato Grosso teria uma das melhores infraestruturas logísticas do país, muitos problemas não teriam ocorrido na dimensão que ocorreram”, declarou.

Ações de governo

Ainda no discurso, Mauro destacou que quando assumiu o governo, sua equipe e ele encontraram um estado que mal conseguia pagar o salário de seus servidores e estava com o 13º atrasado. “Quando olhava para 141 prefeituras, todas estavam com salário e 13º em dia. Era uma forte convicção de que o problema estava dentro do governo. Tivemos que tomar muitas medidas no campo da despesa e ao longo desse período muitas mudanças foram feitas e nesse ano nós já conseguimos estabelecer um equilíbrio fiscal”.

Além da expectativa de chegar a 2022 com 2,5 mil Km de rodovias asfaltadas, o democrata destacou a conquista inédita da Nota A ao Governo de Mato Grosso em capacidade de pagamento, junto à Secretaria de Tesouro Nacional.

“Há pouco mais de duas semanas estive com o Paulo Guedes e contei que Mato Grosso iria investir mais de 15% da sua receita, ele até tirou a máscara, demonstrando espanto e perguntando como. Nós sabemos que dos estados e município, poucos são aqueles que conseguem passar de 5% de investimentos com a receita”, relatou.

“Mato Grosso deve finalizar 2022 com 2,5 mil Km de rodovias sendo asfaltadas, chão virando asfalto. Temos um programa de pontes, que vai do Araguaia, com a ponte do Rio das Mortes e, nos próximos dias, devemos soltar o edital de construção da maior ponte do estado, sobre o Rio Juruena, com 1,4 mil metros. São mais de 200 pontes de médio e longo porte, além do programa junto com as prefeituras para as pequenas pontes, são em torno de 5 mil pontes que serão substituídas. O governo está comprando os bueiros e entregando para as prefeituras. Assim vamos melhorar a trafegabilidade não só nas rodovias”, pontuou.
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