Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política MT

SAÚDE DA MULHER

Gilberto afirma que Estado volta a assumir obrigação de Cuiabá, que estaria há dois anos sem fazer mamografia

06 Out 2021 - 14:02

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Gilberto afirma que Estado volta a assumir obrigação de Cuiabá, que estaria há dois anos sem fazer mamografia
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, voltou a apontar ineficiência da Prefeitura de Cuiabá em relação à atenção básica da população, de responsabilidade dos municípios. O gestor afirmou que assim como o caso do Centro de Triagem criado na Arena Pantanal durante a pandemia da Covid-19, o estado assume uma obrigação da Capital ao programar realizar mais de 13 mil atendimentos (entre consultas e exames) por meio da unidade móvel de Saúde da Mulher no Hospital Estadual Santa Casa.


Leia também:
Governador quer reavaliação de lei que prevê 35% de público na Arena Pantanal

“Essa iniciativa do governo do estado amplia o atendimento, por conta da fragilidade do atendimento, inclusive da rede básica de saúde que é a obrigação dos municípios. Por isso, assim como nós fizemos um Centro de Triagem para a área da Covid, nós estamos também avançando para diagnóstico precoce do Câncer de mama, já que existe uma deficiência municipal. Tem dois anos que o município não faz atendimento precoce nessa área”, afirmou, nesta segunda-feira (05).

De acordo com Gilberto, não só Cuiabá, mas muitos municípios enfrentam dificuldade para cumprir com suas obrigações na área da Saúde.

No caso do Centro de Triagem, a estrutura foi aberta em julho de 2020 e deve ser desativado no próximo dia 15 de outubro, levando em consideração o avanço da vacinação e queda do número de infectados e da ocupação dos leitos de UTI e enfermaria.

Saúde da mulher

A unidade móvel que auxiliará o Hospital no atendimento das mulheres foi idealizada pela SES-MT em 2019 e adquirida pela pasta, por R$ 3.878.000, para iniciar em 2020 as atividades no interior do Estado. Contudo, devido à pandemia pela Covid-19, a implementação do serviço foi adiada.

Durante todo o mês de outubro, a unidade móvel de Saúde da Mulher estará estacionada no Hospital Estadual e auxiliará na realização de exames preventivos. O Hospital também preparou uma estrutura com recepção, consultórios, box de testagem Covid-19 e aparelhos para exames.

A campanha ofertará consultas médicas especializadas e exames para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero. A ação será realizada em forma de mutirão, para que milhares de mulheres consigam acesso gratuito a esses serviços, reduzindo também a fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

O público alvo são mulheres entre 40 e 69 anos de idade, usuárias SUS. A meta é realizar 1.840 consultas com mastologista, 3.312 consultas com ginecologista, 1.840 exames de mamografia, 3.312 exames de Papanicolau, 1.380 ultrassonografias de mama e 1.380 ultrassonografias ginecológicas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet