Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política MT

ACUSAÇÕES LEVIANAS

Prefeitura desmente secretário e diz ter realizado mais de 8 mil exames preventivos neste ano

Foto: Assessoria

Prefeitura desmente secretário e diz ter realizado mais de 8 mil exames preventivos neste ano
A Secretária de Saúde de Cuiabá afirmou que a oferta de exames preventivos, como mamografia, ficou prejudicada por conta de orientação das autoridades sanitárias, levando em consideração a pandemia e a necessidade de focar esforços no combate da Covid-19. Além disso, garantiu que apesar das dificuldades, de janeiro a julho deste ano, já realizou mais de 8,3 mil exames de mamografia e citopatológicos.


Leia também:
Gilberto afirma que Estado volta a assumir obrigação de Cuiabá, que estaria há dois anos sem fazer mamografia

A manifestação foi em resposta ao secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, que criticou o município por estar há dois anos sem realizar tais serviços.

Por meio de nota, a Pasta ressaltou que os serviços de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero estão sendo retomados de forma intensa neste Outubro Rosa, com a distribuição de mais de 5 mil kits para exame de Papanicolau para as unidades básicas de saúde e o agendamento de cerca de mil exames na carreta Saúde da Mulher, localizado no SESC Arsenal, numa parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC).

A secretaria ainda considerou que Gilberto foi leviano ao dizer que o Estado está assumindo a responsabilidade do município ao anunciar o funcionamento de unidade móvel de Saúde da Mulher no Hospital Estadual Santa Casa, com realização de 13 mil atendimentos.

“A unidade itinerante vai ficar temporariamente em cada um dos 141 municípios mato-grossenses, ou seja, irá atuar de forma paliativa, enquanto os municípios oferecem o serviço durante todo o ano às suas populações”, afirmou.

Além disso, a Saúde de Cuiabá declarou que o serviço móvel oferecido pelo Estado foi colocado em prática sem pactuar com os municípios para onde serão encaminhadas as pacientes que apresentarem resultados alterados nos exames, diferentemente da Capital, que já conta com uma rede estruturada para encaminhar as mulheres que vierem a precisar de tratamento, após eventual diagnóstico positivo para o câncer.

“A SMS ressalta ainda que não está medindo esforços para retomar não só as ações de saúde da mulher, mas todos os demais programas estratégicos em saúde necessários à população, neste momento em que o cenário de pandemia começa a arrefecer”, pontuou.

Conforme a Pasta, os exames de citopatológicos podem ser feitos nas unidades básicas de saúde, mediante encaminhamento médico, já os exames de mamografia são agendados pela Central de Regulação, também mediante pedido médico.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet