Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Aprovada liberação comercial do algodão transgênico

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou ontem a liberação comercial do algodão transgênico resistente a insetos produzido pela Dow AgroSciences. Este é o quarto algodão geneticamente modificado considerado seguro pelo colegiado. Com a decisão, cai para cinco o número de pedidos aguardando aprovação para uso comercial. 


A votação foi rápida e a vitória, folgada: 15 votos favoráveis, ante 5 contrários. A maior discussão foi em torno de um assunto que promete ainda provocar bastante polêmica: as regras que devem definir a avaliação de sementes transgênicas de segunda e terceira geração, chamadas "piramidais". Essas sementes são geralmente fruto do cruzamento de duas espécies transgênicas. Parte dos integrantes da CTNBio defende que a análise das sementes de segunda geração seja feita de maneira simplificada, quando elas resultarem do cruzamento de espécies já analisadas pelo colegiado.

Outro grupo da entidade, porém, acredita ser necessário que processos sigam o rito habitual. "O problema é que não sabemos se A mais B vai ser igual a AB ou se há possibilidade de, nesse cruzamento, haver potencialização ou anulação de determinadas características", afirmou o assessor da Agricultura Familiar e Agroecologia (Aspta), Gabriel Fernandes, que assistiu à reunião. Entre os integrantes que pedem mais cuidado na análise está Paulo Kageyama, representante do Ministério do Meio Ambiente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet