Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Economia

Anglo American critica possível aumento de royalties da mineração

O presidente da Anglo Ferrous, Stephan Weber, criticou nesta quinta-feira a possibilidade de se ampliar a cobrança de royalties sobre a produção da indústria mineradora no país. Para ele, ampliar a taxação diante uma uma carga tributária alta é como "dar um tiro no pé", que afetaria a competitividade da indústria brasileira.


"Hoje, já é extremamente caro produzir no Brasil. O custo é alto, os impostos são altíssimos. Temos que olhar a carga tributária total, que somada aos royalties, já é muita coisa", afirmou, depois de fazer palestra na Britcham (Câmara Britânica de Comércio e Indústria), no Rio.

O governo já iniciou estudos para mudar as regras da mineração no país. Depois da definição da proposta para a exploração de petróleo na camada pré-sal, os técnicos do MME (Ministério de Minas e Energia) irão priorizar a definição de um novo marco regulatório para a mineração. O ministro da pasta, Edison Lobão, já declarou ser favorável à uma cobrança mais elevada dos royalties que incidem sobre a produção.

A Anglo Ferrous é a subsidiária da mineradora britânica Anglo American no Brasil. Weber contou que a crise econômica fez com que alguns projetos da companhia ao redor do mundo fossem postergados por até cinco anos, mas que na América do Sul os cronogramas foram praticamente mantidos, com tímidas alterações.

De acordo com o executivo, explorar ferro, diamante, cobre, platina e carvão estará no foco de atuação da Anglo American nos próximos anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet