Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Falta de vacinas

Cuiabá não aplicará segunda dose de AstraZeneca em quem tomou primeira em outra cidade; Rondonópolis suspende

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Cuiabá não aplicará segunda dose de AstraZeneca em quem tomou primeira em outra cidade; Rondonópolis suspende
A prefeitura de Cuiabá informou, nesta quinta-feira (04), que as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina Astrazeneca em outros municípios não poderão ser vacinadas na Capital. A orientação é dada após diversas pessoas de outras cidades procurarem as unidades da ‘Cidade Verde’ para tentar completar sua imunização. Em Rondonópolis, além desta, também está em falta a da Pfizer, que poderia ser utilizada em substituição.


Leia mais:
Número de casos da Covid-19 sobe após quase 80% das pessoas não retornarem para tomar 2ª dose da vacina
 
Os polos de vacinação da capital têm recebido pessoas de todo o Estado procurando tomar a segunda dose da Astrazeneca, mas os servidores orientam que aguardem até que o Município tenha doses para atender além de seus munícipes.
 
“Gostaríamos muito de poder vacinar todas as pessoas de outros municípios que nos procuram, mas se fizermos isso não teremos vacina para a segunda dose daqueles que tomaram a primeira em Cuiabá”, explicou a coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira.
 
Em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que aguarda a chegada de doses da vacina Astrazeneca para imunizar o público em atraso com a segunda dose. Questionada sobre a possibilidade de fazê-lo com a Pfizer, já que há autorização do Ministério da Saúde, a prefeitura pontua que ela também está em falta.
 
A secretaria informou que o Ministério da Saúde recebeu esta semana cerca de 4 milhões de doses do imunizante da Astrazeneca, mas ainda não encaminhou as doses ao Mato Grosso. É esperado que as novas unidades cheguem no fim desta semana ou início da próxima, quando serão convocados para completar a imunização aqueles que estão em atraso.
 
A coordenadora da campanha de vacinação de Cuiabá revelou que já conversou com a Secretaria de Estado de Saúde - SES para verificar a possibilidade de receber mais doses da vacina AstraZeneca para que mais pessoas possam ser atendidas, além daqueles que tomaram a primeira dose em Cuiabá. O documento oficializando esta solicitação foi protocolado na SES nesta quarta-feira (03).
 
“Contamos com a compreensão dos cidadãos pois nosso objetivo é não deixar a população cuiabana desassistida e sem a segunda dose, o que já vem sendo registrado em outras cidades. Trabalhamos com extrema responsabilidade e esperamos que a SES aceite a solicitação de mais doses de Astrazeneca para conseguirmos atender todos que nos procurarem”, disse Valéria.
 
Pessoas que tomaram a primeira dose de Astrazeneca em Cuiabá há 56 dias devem procurar os polos de vacinação para receberem a segunda aplicação, de acordo com a orientação do Plano Nacional de Imunização (PNI).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet