Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

injustiçado

Emanuel apresenta ‘power point’ rebatendo acusações do MPE e diz que sentimento foi de “sequestro de mandato”

01 Dez 2021 - 09:45

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Airton Marques

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Emanuel apresenta ‘power point’ rebatendo acusações do MPE e diz que sentimento foi de “sequestro de mandato”
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) falou pela primeira vez com a imprensa oficialmente nesta quarta-feira (1), depois de ter sido reconduzido ao cargo na última sexta-feira (26). No encontro, apresentou um “power point” rebatendo as acusações do Ministério Público Estadual (MPE), e afirmou que o sentimento foi de “sequestro de mandato”.


Leia também:
Desembargador do TJ autoriza retorno de Emanuel Pinheiro ao cargo de prefeito de Cuiabá

“Eu fui afastado sem nunca ter sido ouvido. Afastaram um prefeito reeleito, com ilações do MPE que induziu o Judiciário ao erro. Não fui ouvido nem na criminal, nem na cível”, disse o prefeito, durante a coletiva de imprensa.

Emanuel insistiu na tese de que não houve, em nenhum momento, malversação de recurso público. “Estou muito tranquilo em relação a defesa, pois não fiz, não faço e não pedi para ninguém fazer algo errado”, garantiu. O prefeito ainda afirmou que não existe legislação que proíba a contratação de servidores temporários e que MPE fez interpretação equivocada.

Em seguida, apresentou uma planilha mostrando reduziu o número de temporários em relação aos antecessores, mesmo tendo aumentado a estrutura da saúde, com a abertura do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). “Querem pegar Emanuel Pinheiro como pato para pagar o que sempre aconteceu em Mato Grosso”, disparou.

O caso

Na última sexta-feira (26), o desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), acatou recurso para revogar o afastamento do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB). A retratação de Luiz Ferreira foi estabelecida após o ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), revogar um segundo afastamento de Emanuel.

Conforme informado ao Olhar Jurídico, a decisão de retratação substituiu a medida cautelar de afastamento por proibição de contato com outras pessoas processadas, com exceção da primeira-dama, Márcia Pinheiro. Emanuel também foi advertido para não realizar novas contratações temporárias, sob pena de restabelecimento do afastamento do cargo ou até mesmo de prisão preventiva.

O afastamento fora determinado em operação que trata sobre contratações temporárias na Secretaria Municipal de Saúde, assim como o pagamento de valores vedados, a título de Prêmio Saúde, a centenas de contratados.
 
Tais fatos foram trazidos ao conhecimento do Ministério Público Estadual pelo então Secretário Municipal de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas Correia. Houve a assinatura de Acordo de Não Persecução Cível.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet