Olhar Direto

Sexta-feira, 05 de julho de 2024

Notícias | Política MT

projeto piloto

Secretaria de Tecnologia apresenta novo sistema para facilitar transmissões de dados das prefeituras ao TCE

Foto: Assessoria / TCE

Secretaria de Tecnologia apresenta novo sistema para facilitar transmissões de dados das prefeituras ao TCE
A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apresentou, nesta terça-feira (14), o novo Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (APLIC Web) ao presidente do órgão de controle externo, conselheiro Guilherme Antonio Maluf. O projeto piloto está em funcionamento, e pretende facilitar a transmissão dos dados necessários à fiscalização.


Leia também:
Futebol mato-grossense ganha fomento a partir de TAG entre TCE, Secel e FMF
 
O sistema já está em funcionamento, operando como piloto, com as Prefeituras de Cuiabá, Nortelândia e Santa Carmem e com a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-MT).  
 
“Foi uma inovação apresentada hoje pela STI, que vai facilitar a transmissão dos dados necessários à fiscalização, trazendo mais transparência e comodidade para o jurisdicionado. Já está em operação como piloto e com resultados positivos. É uma ferramenta extremamente moderna e facilitadora”, afirmou o presidente. 
 
Conforme o secretário de Tecnologia da Informação, Mateus Dias Marçal, o APLIC Web é mais seguro, rápido, prático, intuitivo, escalável e inteligente. “O sistema agora é totalmente web. O fiscalizado abre uma tela na web e acessa tudo, todo o histórico dos dados declarados que ele envia e é tudo certificado”, ressaltou.
 
Marçal pontuou ainda que o novo sistema conta com a emissão de certificado das cargas enviadas pelo fiscalizado, monitoramento em tempo real dessas cargas e integração com Central do APLIC para tratamento e elucidação de eventuais dúvidas.
 
Além disso, o secretário destacou que o processo foi melhorado, reduzindo o tempo de envio de horas para segundos e reforçando a segurança da informação. “O tráfego da informação foi fragmentado, com isso ficou mais rápido, antes levava horas, agora é questão de segundos, e não precisa de uma internet com alta velocidade. Também encapsulamos os dados na ponta. Agora, se arquivo for enviado para outro usuário, ele não vai conseguir abrir”, apontou. 
 
Presente na reunião, o conselheiro Sérgio Ricardo destacou que permitir acesso dos municípios ao Tribunal de Contas facilita a gestão. “Facilita que o gestor possa investir bem, ter tranquilidade de gerir, que ele seja bem-informado de como gerir o recurso federal, o recurso do estado. É o Tribunal de Contas fazendo seu papel, chegando na ponta, no fiscalizado, no gestor que anseia por essa informação”. 
 
O sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (APLIC) foi criado para que os jurisdicionados transmitam, virtualmente, a prestação de contas ao TCE-MT. O modelo busca ampliar o controle externo e fortalecer o controle interno junto aos jurisdicionados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet