Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política MT

AL é 2ª opção

Edna busca apoio de Lula para convencer diretório estadual do PT a lançá-la candidata ao Senado

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Edna busca apoio de Lula para convencer diretório estadual do PT a lançá-la candidata ao Senado
A vereadora Edna Sampaio (PT), que já falou algumas vezes sobre a intenção de concorrer ao Senado em 2022, afirmou, por meio de carta aberta, que não tem tido apoio do diretório estadual do partido. Diante disso, ela deve buscar apoio do Diretório Nacional e do ex-presidente (e possível pré-candidato) Lula para tentar viabilizar a campanha. Caso não consiga este apoio, Edna está disposta a sair para deputada estadual.


Leia também:
Figueiredo diz que projeto que quer proibir passaporte da vacina é generalista e alerta: 'Têm órgãos maiores que as leis estaduais' 

Na carta, a coordenação do movimento “Mulher Junto com Lula Me Representa,” que constrói a pré-candidatura da Vereadora Edna Sampaio ao Senado da República, afirmou que há condições de “fazer uma virada” de Lula em Mato Grosso, mas que para isso é necessário construir um projeto estadual, apresentando candidaturas majoritárias e proporcionais.
 
“Temos apresentado a pré-candidatura da Vereadora Edna Sampaio ao Senado da República, colocando à disposição do partido uma nova liderança pública do PT, mulher negra, feminista, sindicalista, com sólida formação acadêmica, uma história de vida marcada pela militância de esquerda, e que vem realizando um mandato coletivo marcado pela sua coragem e disposição de luta. Contudo, nos impressiona, incomoda e entristece o fato de que os principais mandatários do partido em Mato Grosso, até o presente momento, se negam a abraçar, apoiar, divulgar e fortalecer a pré-candidatura ao Senado que estamos oferecendo ao partido”, diz trecho da carta.
 
Edna e o coletivo reiteraram que a candidatura está à disposição do partido, e afirmaram que, por este motivo, procurarão o diretório nacional e Lula. “Lutaremos pela pré-candidatura ao Senado conscientes de que a decisão partidária sobre tal candidatura não depende da nossa avaliação, da nossa vontade e disposição de luta, isto é, trata-se de uma decisão que está fora da nossa governabilidade”.
 
Por fim, a carta afirma que independente desta candidatura, Edna continuará defendendo que o partido dispute as eleições de 2022, o que acham importante para fortalecer o partido. “Assim, para que o processo partidário de decisão sobre a candidatura ao Senado, que está fora da nossa governabilidade, não resulte na inviabilização de projeto eleitoral alternativo, ao tempo em que mantemos o nome da Vereadora Edna Sampaio a disposição para a disputa ao Senado, daremos início à construção sobre a qual temos poder de decisão: a pré-candidatura da Vereadora Edna Sampaio para Deputada Estadual”.
 
“Tudo o que for construído na pré-campanha a Deputada Estadual servirá para o projeto ao Senado, para o qual nos mantemos prontos, bastando sermos chamados pelo PT e por Lula”, finaliza a carta.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet