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ACORDO COM DNIT

Secretário afirma que Estado já teve autorização para assumir BR-174 e obras devem começar no 1º semestre de 2022

28 Dez 2021 - 14:33

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Secretário afirma que Estado já teve autorização para assumir BR-174 e obras devem começar no 1º semestre de 2022
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo de Oliveira, afirmou que Mato Grosso já recebeu autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para reassumir as obras de pavimentação de 272 km da BR-174, entre Castanheira e Colniza.


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“O governador Mauro Mendes assinou com o DNIT a estadualização da BR-174 e já estamos em tratativas com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso para que a gente possa ainda nesse o semestre, se Deus quiser, se não der no segundo semestre, já estarmos em obra”, afirmou, ao fazer um balanço das ações da Sinfra, nesta terça-feira (28).

A formalização do pedido para assumir a administração da BR foi realizada pelo governo em agosto. A proposta estabelecia que o Estado deve investir R$ 100 milhões e a bancada federal outros R$ 80 milhões em emendas anualmente, pelo período de três anos.

A autorização para a estadualização também foi confirmada pelo deputado federal Neri Geller (PP). Segundo ele, a mudança deve se consolidar nos primeiros 90 dias de 2022.

"A informação que se tem do DNIT é que agora no início de do ano ou nos primeiros 90 dias do ano de 2022 deve se consolidar para fazer o convênio e repassar pro estado e aí sim o estado fazer um planejamento, primeiro de organizar para fazer a manutenção, abrir o orçamento para fazer manutenção, e aí concluir o projeto, fazer adequações necessárias no projeto para fazer uma rodovia estadual e aí sim seguir forte no sentido de fazer essa importante rodovia", afirmou.

Neri lamentou o atraso na liberação. "Se tivesse conseguido antes, talvez o governo poderia dar uma manutenção melhor e já no início, no primeiro semestre de 2022 começar o asfalto. Mas antes tarde do que nunca".

Obras em MT

Além da estadualização, Marcelo destacou as obras lançadas nos três anos de Gestão Mauro. Desde janeiro de 2019, a secretaria entregou 1.241,62 quilômetros de asfalto novo nas rodovias estaduais de Mato Grosso. No mesmo período, o Estado entregou outros 1.003 km de asfalto recuperado e 97 pontes de concreto.

No momento, a Sinfra-MT executa 1.623 km de asfalto novo e está restaurando outros 615 km.

Entre as obras em andamento estão a MT-010, entre Ipiranga do Norte e Tabaporã; a MT-140, entre Nova Brasilândia e Nova Ubiratã - que será uma alternativa ao trânsito pesado da BR-163; a MT-130 na região de Paranatinga; e as MTs-206 e 322 na região Norte .

Outras obras aguardadas há muito tempo também estão em fase de conclusão: como a MT-020, entre Paranatinga e Canarana; e a MT-326, entre Nova Nazaré e Cocalinho; a MT-100, na região do Araguaia; a MT-220, no Vale do Arinos; e a MT-343, entre Barra do Bugres e Cáceres.
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