Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Cidades

LUTO

Pai de médico, ex-garimpeiro morre com suspeita de H3N2

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Pai de médico, ex-garimpeiro morre com suspeita de H3N2
O ex-garimpeiro José Constantino Guimarães, 82 anos, conhecido como Juquinha do Garimpo, morreu neste sábado (8), em Nova Xavantina (659 km de Cuiabá). O homem, que é pai de um médico, teria falecido em decorrência de H3N2.


Leia também:
Mais transmissível que o coronavírus, H3N2 tem causado pânico e lotado UPA’s

José é morador há muitos anos de Nova Xavantina. O filho dele explicou ao site ‘Alô Xavantina’ que tudo aconteceu muito rápido, mas conforme o médico intensivista, Dr Zemar, José não resistiu e faleceu vítima do vírus.

José era casado e tinha 12 filhos. O sepultamento aconteceu hoje na cidade.

H3N2 Darwin no Brasil

De acordo com o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), a primeira identificação da nova cepa no país foi realizada pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto em amostras da cidade do Rio de Janeiro.

Atualmente, são conhecidos três tipos de vírus influenza: A, B e C. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias sazonais em todo mundo, enquanto o último costuma provocar alguns casos mais leves. O tipo A da influenza é classificado em subtipos, como o A(H1N1) e o A(H3N2). Já o tipo B é dividido em duas linhagens: Victoria e Yamagata.

Embora possuam diferenças genéticas, todos os tipos podem provocar sintomas parecidos, como febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadigas.

O aumento de casos pode estar associação à flexibilização das medidas de biossegurança e baixa cobertura vacinal, já que o imunizante atual não dá cobertura para a nova cepa e o ano passado teve foco na vacinação da Covid-19.   
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet