Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Por surto de gripe e Covid-19

Unidades Básicas de Saúde terão horário de atendimento ampliado e não fecharão para o almoço; consultas e procedimentos cancelados

Foto: Davi Valle

Unidades Básicas de Saúde terão horário de atendimento ampliado e não fecharão para o almoço; consultas e procedimentos cancelados
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou que a partir desta segunda-feira (10) todas as unidades básicas de saúde vão atender das 7h às 17h, sem fechar no horário de almoço. A medida foi tomada devido ao  aumento exponencial de casos diagnosticados de enfermidades decorrentes da variante do vírus Influenza em todo o país e com o crescimento recente do número de casos decorrentes do novo coronavírus.


Leia mais:
Emanuel desiste das férias por causa de novo surto de Covid e gripe: “Não conseguiria nem dormir”

O decreto determina também a suspensão temporária dos agendamentos, atendimentos ambulatoriais e procedimentos médicos eletivos nas unidades básicas de saúde de Cuiabá, que não demandem urgência. As medidas previstas no decreto estarão em vigor pelo prazo de 60 dias, podendo ser prorrogadas, considerando a evolução da síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave no Município.

"Estou editando um decreto hoje determinando que todas as unidades básicas de saúde abram das 07h da manhã às 17h, inclusive atendendo no horário de almoço. Atualmente elas abrem das 07h às 17h, mas fecham o atendimento entre 11h e 13h. Estou determinando o atendimento direto das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira. Se houver necessidade de abertura nos fins de semana, Deus queira que não haja, mas numa iminência de colapso, neste decreto estou dando poder aos secretários para que possam não só suspender as férias de servidores, se houver necessidade, bem como determinar a abertura das unidades nos finais de semana”, disse Emanuel.

O anúncio foi feito no polo de vacinação da UNIC, onde o gestor esteve para receber a dose de reforço da vacina contra o coronavírus.

Sem férias

O prefeito desistiu de tirar férias e deixar  a Prefeitura no comando do presidente da Câmara de Vereadores Juca do Guaraná Filho (MDB). Segundo ele, diante do aumento de casos de Covid-19 e Influenza, ele não conseguiria “nem dormir” se ficasse longe de Cuiabá.

Emanuel argumentou que não tinha dito uma data para deixar o Alencastro, mas estava pensando na possibilidade, já que sua esposa havia pedido e ele queria homenagear Juca. “Mas com essa crise, essa situação, ampliando o número de leitos de UTI quase no limite, estou tendo que abrir novos leitos no hospital referência, com o surto gripal, a Covid se movimentando num crescente gradativo, a crise respiratória aguda grave, como eu vou sair? Não tem como, não consigo ficar fora de Cuiabá com uma crise dessa, não conseguiria nem dormir. Então não vou nem sair, sem chance”, afirmou.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet