Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

​AÇÃO DAS CHUVAS

Com pontes destruídas e estradas alagadas, quatro cidades de MT estão em situação de emergência; fotos e vídeos

Foto: Reprodução

Com pontes destruídas e estradas alagadas, quatro cidades de MT estão em situação de emergência; fotos e vídeos
A Defesa Civil de Mato Grosso tem atuado em regiões do Estado que têm sido prejudicadas com as fortes chuvas das últimas semanas. Até o momento já foi decretada situação de emergência em quatro municípios. Outros três municípios estão em fase de levantamento de danos. Várias estradas foram alagadas e pontes foram destruídas.


Leia mais:
Órgãos se reúnem para avaliar risco de desprendimento de rochas no Portão do Inferno

Até dezembro do ano passado as cidades de Confresa e Santa Terezinha já haviam decretado estado de emergência e calamidade pública por conta dos estragos causados pelas fortes chuvas. A Defesa Civil confirmou que os municípios de Nova Bandeirantes e Luciara também estão em situação de emergência.

A Defesa Civil tem auxiliado as prefeituras no levantamento dos danos e tem as instruído no Decreto de Situação de Emergência. Os municípios de Água Boa, Porto Alegre do Norte e Paranatinga estão em fase de levantamento dos danos, para dar início ao processo de decretação.

A Defesa Civil Estadual ainda é responsável por inserir os dados na plataforma da Defesa Civil Nacional, para solicitar o reconhecimento federal da Situação de Emergência, e fazer a captação de recursos para ações de resposta e reconstrução das áreas afetadas. Também solicita homologação do Governo do Estado, para que autorize a mobilização das secretarias, para atuação nos desastres. Em várias regiões do Estado as chuvas causaram alagamento de estradas e destruição de pontes.

"São áreas alagadas, estradas, pontes destruídas. No interior do Estado tem muitas estradas vicinais, pontes de madeira, e são pontes que foram danificadas parcialmente ou total, e acaba deixando, por um certo período, comunidades isoladas, pessoas que dependem daquele acesso, então esses foram os principais efeitos das chuvas nestes municípios. O que a Defesa Civil faz é ir ao local fazer levantamento destes danos", disse o superintendente da Defesa Civil Estadual, o tenente-coronel Luis Cláudio.



 













 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet