Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política MT

União por 4 anos

Edna lembra que PSB tem figuras que apoiam Bolsonaro e diz que federação poderá ‘empurrar’ renúncias ao PT

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Edna lembra que PSB tem figuras que apoiam Bolsonaro e diz que federação poderá ‘empurrar’ renúncias ao PT
A vereadora Edna Sampaio (PT), pré-candidata a deputada estadual, afirmou que não é, a princípio, contra as federações, mas se mostrou receosa com a possível união do Partido dos Trabalhadores com o PSB. Nacionalmente, o acordo segue a ‘passos largos’ para ser criado, mas as siglas pediram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mais tempo para decidirem.


Leia também:
Diante de inércia do PT em decidir majoritárias, Edna opta por disputar cargo de deputada

Para a petista, as federações ajudam a criar governabilidade e são melhores que as alianças por garantirem acordos de quatro anos inteiros. “Agora, claro que isso tem riscos, e especialmente quando a federação está sendo cogitada pra ser feita com um partido que do ponto de vista programático não é um partido à esquerda, é um partido dividido, o PSB ele tem figuras mais progressivas, mas também tem figuras que apoiam o governo Bolsonaro. Então não é um partido ideológico bem alinhado”, afirmou ao Olhar Direto.

Segundo Sampaio, a solução seria o alinhamento com as condições de federação bem explicadas. No entanto, em Mato Grosso as conversas não tem sido realizadas. “Eu vejo que aqui em Mato Grosso mesmo é muito difícil a federação com o PSB, uma vez que embora o presidente do partido PSB, Max Russi, já apoiou Lula em outras eleições, inclusive na eleição de 2018 esteve junto com no segundo turno, hoje ele é base com Mauro Mendes que vai assumir uma posição provavelmente de distanciamento do bolsonarismo, mas de forma nenhuma uma posição de apoio ao nosso candidato, até porque nós temos divergências estruturais, divergências homéricas e nós estamos na oposição ao governo Mauro Mendes”, explicou.

Por outro lado, a vereadora também acredita que acordos como este podem fortalecer os partidos, que de acordo com ela são extremamente frágeis no Brasil. “Eu acho até que a federação pode engrossar um pouco o caldo da organização partidária. Porque ela vai exigir dos partidos o mínimo de programa pra poder fazer uma federação, o mínimo de fidelidade para poder honrar os compromissos que a federação estabelece. Então isso do ponto de vista do fortalecimento partidário as federações são bons arranjos políticos, agora, tem que analisar caso a caso. Caso real. Não é só em tese. Nessa com O PSB certamente nós teremos problemas do ponto de vista dessa incongruência que é um partido que tem posições muito diferentes de norte a sul do país e a sua posição dentro do Congresso Nacional”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet