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Sábado, 27 de julho de 2024

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APENAS DOIS CONCORRENTES

Com proposta de R$ 468 milhões, consórcio liderado pela Nova Engevix vence licitação para construção do BRT

Foto: Reprodução/Anteprojeto BRT

Com proposta de R$ 468 milhões, consórcio liderado pela Nova Engevix vence licitação para construção do BRT
O Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela empresa Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A., foi o vencedor da licitação para contratação das obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), movido à eletricidade, em Cuiabá e Várzea Grande. A escolha foi feita nesta quinta-feira (17), durante abertura das propostas. 


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O consórcio, ainda formado pelas empresas Heleno & Fonseca Construtécnica S.A. e Cittamobi Desenvolvimento em Tecnologia Ltda., apresentou proposta inicial de R$ 480 milhões, mas venceu o processo licitatório ao propor lance de R$ 468.031.500. Além do consórcio liderado pela Nova Engevix, a licitação teve apenas mais um concorrente, o Consórcio Mobilidade MT, liderado pela Paulitec Construções Ltda., que apresentou proposta inicial de R$ 480.500.455. O representante da empresa derrotada, durante a abertura das propostas, afirmou que tem pretenção de recorrer do resultado da licitação.

Após vencer a etapa de lances, o consórcio, conforme a comissão de licitações da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), terá que reelaborar e apresentar a proposta de preço adequada ao lance vencedor. Terá ainda que apresentar documentação de habilitação em até um dia.

A licitação tinha valor estimado em R$ 480.500.531,82 e foi realizada na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), do tipo menor preço. No RDCi, a empresa vencedora fica responsável pela elaboração do projeto e depois pela execução da obra, que tem um prazo de dois anos para ser concluída após o seu início.

A Nova Engevix é controlada pela holdig Nova Participações S.A. Em seu site, a empresa cita que tem mais de 50 anos de atuação, sendo especializada na prestação de serviços de engenharia consultiva em suas diversas especialidades. A empresa atua nos setores de infraestrutura urbana, transportes multimodais (rodovias, ferrovias, metrôs, portos e aeroportos), edificações, saneamento, energia (hidráulica, elétrica, térmica e solar) e indústrias, nas áreas de estudos, projetos, gerenciamento, supervisão e integração, com escritórios permanentes em Florianópolis e São Paulo.

Foi responsável por obras dos aeroportos Internacional de Brasília, Internacional Eduardo Gomes (Manaus) e São Gonçalo do Amarante (Natal). Ainda na área de infraestrutura, foi quem tocou as obras do metrô de Salvador (BA), de sistema Monotrilho em São Paulo e do elevado Rita Maria em Florianópolis (SC).

O projeto

O consorcio vencedor também irá construir 46 estações e três terminais. Dentro do valor da obra ainda está inclusa a construção de um viaduto para passagem do BRT na rotatória das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio, uma nova ponte sobre o Rio Coxipó, a criação de um parque linear na Avenida do CPA, a requalificação do Largo do Rosário e demais adequações no trânsito.

Além disso, todas as obras de infraestrutura realizadas anteriormente para o VLT serão aproveitadas. 

Entre as vantagens do BRT está uma tarifa mais acessível em relação ao VLT, a possibilidade de expansão para outros regiões e um custo menor de construção. Além disso, os demais ônibus de Cuiabá e Várzea Grande poderão utilizar o novo corredor, trazendo melhorias para a mobilidade urbana da região.
 
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