Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Cultura

Cultura

Quintal de dona Domingas vira ponto turístico em Cuiabá

Muito além do jardim! É como, literalmente, pensa a cuiabana Domingas Leonor, ao reparar que os quintais cuiabanos são sempre grandes e hospitaleiros, tornando-se verdadeiras “marcas” da capital. Ao longo dos anos, esses espaços são quase que visitas obrigatórias para os turistas conhecerem a essência da cuiabania. Assim, ela resolveu tornar o seu espaço, já muito visitado, em um projeto turístico ordenado, em prol da comunidade do bairro São Gonçalo Beira Rio. 


O quintal da ceramista e fundadora do grupo de siriri Flor Ribeirinha, será o local do desenvolvimento do projeto “Quintal Cuiabano”, criado por ela e que prevê oficinas e inclusão digital para a comunidade visando, assim, buscar o desenvolvimento de atividades de sustentabilidade e geração de emprego e renda. A proposta, que será gerenciada pelo Instituto Cultural América (Inca), chamou a atenção da senadora Serys Shessanrenko (PT/MT), que esteve no local, na última semana, e se comprometeu a envidar esforços em Brasília e propor uma emenda individual para atender ao projeto.

“Hoje trabalhamos com cultura popular, através do grupo Flor Ribeirinha, mas queremos estender nossas atividades. A comunidade de São Gonçalo é a alma da nossa cidade. A gente trabalha com a alma e o coração, com falta de recursos, mas fazemos tudo com amor. Temos esse sonho de construir o nosso “Quintal...” porque aqui é o berço da cultura, representamos a comunidade de São Gonçalo Beira Rio, mas, infelizmente, não temos ajuda”, contou dona Domingas.

A idéia do “Quintal...”, conforme a produtora cultural do Inca, Cybelle Bussiki, é a de aliar cultura, artesanato e gastronomia, com a geração de conhecimento, emprego e renda, visando, inclusive, a possibilidade de oferecer serviços de qualidade aos turistas que estarão na cidade, em função da Copa de 2014, quando Cuiabá será uma das subsedes.

Serys completou dizendo que, com a Copa, a capital terá que se preparar para oferecer serviços de qualidade aos visitantes. “E isso inclui estrutura preparada de turismo, mostrando a nossa tradição cultural, e a comunidade São Gonçalo Beira Rio representa essa tradição”, destacou a senadora.

História – A tradição do cururu e siriri tem sido preservada ao longo dos últimos anos, muito por conta da cuiabana, Domingas Leonor. Artesã, moradora da tradicional comunidade de São Gonçalo, dona Domingas, além de fundadora, coordenadora do grupo de cururu e siriri “Flor Ribeirinha”, um dos principais grupos de Mato Grosso, mostra, mais uma vez, que vem com um projeto de foco para a economia e turismo mato-grossense. Bussiki acredita que o sucesso do Flor Ribeirinha é um exemplo do que pode vir a ser o “Quintal Cuiabano” caso o poder público aposte cada vez mais em dona Domingas, que demonstra, sempre, que não é de brincar quando o assunto é valorizar a cultura mato-grossense.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet