Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Supostos pagamentos de campanha

Polícia Federal encontra lista com nomes de políticos ligados ao PSD e PP na casa de Borgato

Foto: Reprodução

Polícia Federal encontra lista com nomes de políticos ligados ao PSD e PP na casa de Borgato
O jornal A Gazeta desta terça-feira (03) divulgou trecho do termo de apreensão que a Polícia Federal realizou no apartamento do ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Nilton Borgato, contendo listas com nomes de políticos ligados ao PSD – partido de Borgato – e também do PP, com citação de valores financeiros. O ex-secretário está preso desde o dia 19 de abril, por suspeita de participação em esquema de tráfico internacional de drogas.


Leia mais:
Ex-secretário era conhecido como 'Índio' e seria responsável por comprar droga e inserir no mercado internacional

As listas encontradas pela Polícia Federal trazem tabelas com nomes, números de nota fiscal e valores e estão intituladas como: “lista pagamento da gráfica”; “lista dos candidatos PSD”; e “lista dos candidatos PP”.

Borgato é pré-candidato a deputado federal pelo PSD. Desde a sua prisão, o partido se manifestou somente através de nota e disse que aguarda o desenrolar do caso para decidir se o expulsa ou não da sigla.

De acordo com a reportagem, procurado para comentar as listas encontradas pela PF, o partido manteve o posicionamento de que aguarda conhecer o teor do processo. O PP, que também é mencionado nas tabelas apreendidas, seguiu na mesma linha.



Operação Descobrimento

A ação da Polícia Federal, denominada Operação Descobrimento, é coordenada pela PF da Bahia e teve início em fevereiro de 2021, quando um jato executivo Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, pousou no aeroporto internacional de Salvador para abastecimento.

Durante a inspeção da aeronave, foram encontrados cerca de 595 kg de cocaína escondidos na fuselagem. A empresa seria ligada ao lobista Rowles Magalhães, que também foi alvo da operação e que se tornou conhecido ao denunciar, em 2012, um esquema de pagamento de propina referente à licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Borgatto era conhecido na organização criminosa como ‘Índio’ e era do 1º escalação da quadrilha junto com Rowles.

Conforme a PF, a partir de então, foi possível identificar a estrutura da organização criminosa, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros (responsáveis pela movimentação financeira do grupo).
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet