Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política MT

lei em discussão

César Miranda viaja à Bélgica para tratar da proibição de aquisição de produtos provenientes de área de desmatamento

Foto: Michel Alvim / Secom MT

César Miranda viaja à Bélgica para tratar da proibição de aquisição de produtos provenientes de área de desmatamento
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) César Miranda viajou para Bruxelas, na Bélgica, onde participa de uma agenda junto ao Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) e representantes dos governos alemão e belga. O objetivo é tentar evitar a lei que pretende proibir a compra de produtor proveniente de áreas de desmatamento legal ou ilegal.


Leia também:
César Miranda diz que novas medidas vão ‘dar fôlego’ aos segmentos, mas cobra vacinas e apoio federal a grandes empresas

Desde o final de 2021, a União Europeia discute uma lei com o objetivo de impedir a importação de commodities ligadas ao desmatamento. Se a lei for aprovada, as empresas deverão provar que suas cadeiras de oferta globais não contribuem para a destruição das florestas.

César Miranda solicitou sua substituição, dos dias 11 a 18 de junho, para participar do evento internacional. Em seu lugar, quem assumiu a Sedec foi Paulo dos Santos Leite, secretário adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor.

De acordo com a CNN, se a lei da UE for aprovada, o não cumprimento pode resultar em multas de até 4% do faturamento das empresas que fizerem a importação. Há regras para importadores de soja, carne bovina, óleo de palma, madeira, cacau, café, couro, chocolate, móveis, dentre outros.

A assessoria da Sedec informou que as passagens foram custeadas pelo IMAC, e o Governo do Estado arcará com as demais despesas:

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) esclarece:

1) O secretário Cesar Miranda viajou para Bruxelas, na Bélgica, em missão oficial junto ao Imac, para tratar do comércio de carne produzida em Mato Grosso, que corre o risco de ser banida do comércio europeu;

2) As passagens do secretário foram pagas pelo Imac e as diárias, custeadas pelo Estado.

3) Na agenda, o secretário vai se reunir com integrantes do Parlamento Europeu para discutir a lei que pode prejudicar produtores do Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet