Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Em busca de solução

Botelho atende pedido de lideranças e realiza audiência pública sobre duplicação da 163

Foto: Reprodução

Botelho atende pedido de lideranças e realiza audiência pública sobre duplicação da 163
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) deputado Eduardo Botelho (UNIÃO) atendeu a pedidos de lideranças do Médio-Norte e Norte de Mato Grosso e realizará, na próxima terça-feira (21), uma audiência pública para discutir a duplicação da BR-163. O encontro será na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde (330 km de Cuiabá) às 9h da manhã e terá transmissão pela TVAL.


Leia também:
Pivetta questiona prazo para mudança na concessão da 163: ‘Precisaríamos avisar aos que vão morrer nestes dois anos’

A Assembleia convidou para participar representantes da Rota do Oeste (Concessionária responsável pela BR-163), o vice-governador Otaviano Pivetta; o secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Marcelo Oliveira; senadores, vereadores e prefeitos de Cuiabá, Várzea Grande, Jangada, Diamantino, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Vera e Sinop. Além de representantes da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Em maio, Botelho esteve em Lucas do Rio Verde, quando recebeu o pedido das lideranças locais para intensificar o apoio à luta pela duplicação da rodovia, diante ao alto índice de acidentes com vítimas fatais. A BR-163 é o principal corredor de escoamento da produção mato-grossense e boa parte dela ainda não foi duplicada e, mesmo assim há cobrança de pedágios nessa via.

Botelho encampou a luta e cobra dos órgãos competentes celeridade no processo para que os investimentos aconteçam e os usuários dessa rodovia passem a ter mais segurança no trânsito. Disse que todas as ações pacíficas pela duplicação da BR-163 não estão dando resultado.

"Vamos fazer uma audiência pública com todos os poderes dessa região, que vem sofrendo o descaso dessa concessionária. Temos que tomar decisões mais radicais. Estamos no limite, pois continua o abuso sem fazer nada, muitos acidentes e nenhum investimento até agora. É o único corredor de escoamento da produção mato-grossense. Então, ficamos pagando por algo, mas sem a melhoria necessária", disse Botelho.

Nesta terça-feira (14) uma audiência pública também discutiu o tema no Senado Federal. Na ocasião, a Rota do Oeste explicou que o prazo para nova concessão é de dois anos, e Pivetta se mostrou apreensivo com a demora.

No final de 2021, a Rota do Oeste protocolou pedido de devolução amigável de concessão da BR-163/MT. Desde 2016, a concessionária buscava alternativas para conseguir retomar o cronograma de duplicação previsto no contrato, mas houve o recuo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em conceder o financiamento de longo prazo ao projeto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet