Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

ANUÁRIO DA VIOLÊNCIA

Duas cidades de MT estão em ranking das mais violentas do país

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Aripuanã é a 10ª cidade mais violenta do Brasil

Aripuanã é a 10ª cidade mais violenta do Brasil

Entre 2019 e 2021, Glória d'Oeste e Aripuanã (a 310km e 1.183 km de Cuiabá), foram duas das 30 cidades mais violentas do Brasil, de acordo com dados divulgados pelo 16º Anuário da Violência, nessa terça-feira (28). Neste ano, Mato Grosso registrou 749 ocorrências de homicídio doloso (quando há intenção de matar).


Leia também 

MT registrou mais de um caso de injúria racial por dia em 2021, diz Anuário de Segurança Pública

Segundo o anuário, Aripuanã é a 10ª cidade mais violenta do Brasil. Os dados levam em consideração o valor total de registros do tipo entre 2019 e 2021, que resultaram em taxa média de 120,2 a cada 100 mil habitantes. 

Já Gloria d'Oeste ocupa a 19ª posição no ranking nacional, com taxa média de 110,8 mortes violentas a cada 100 mil habitante entre os três anos. 

Além dos homicídios dolosos, foram 29 latrocínios, oito lesões corporais seguidas de morte, além de 103 casos de morte por intervenção policial. O anuário também divulgou uma morte de policial civil ou militar em crimes violentos. 


Fonte: Anuário da Violência

Mato Grosso é o segundo estado com maior índice de mortes violentas na região Centro-Oeste, somando 889. O maior número de registros foi localizado em Goiás, com 1.118. 

O Anúario da Violência explica que as mortes violentas intencionais ,que incluem homicídios dolosos, latrocínios (roubos seguidos de morte), lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais, possuem dinâmicas que as caracterizam, por definição, como derivadas de fenômenos multicausais.

Neste ano, o Brasil ainda registrou 62.225 desaparecimentos e 14.353 suicídios, que cresceram, respectivamente, em 3,2% e 7,4% em relação a 2020.

Segundo dados do Escritório das Nações Unidas para Crimes e Drogas (DataUNODC), o Brasil é, de longe, o país com maior número absoluto de homicídios do planeta, seguido por Índia, México, Estados Unidos, África do Sul e Colômbia. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet