Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Cidades

carta ao governador

Servidores denunciam diretora de escritório de saúde por assédio moral, coação e perseguição

Foto: Rogério Florentino / OD

Servidores denunciam diretora de escritório de saúde por assédio moral, coação e perseguição
Servidores públicos de Colíder denunciaram a diretora do Escritório Regional de Saúde da cidade por assédio moral, ofensas, ameaças veladas, entre outras situações. Em carta enviada ao governador Mauro Mendes (UNIÃO), o grupo cita contratações profissionais realizadas "na calada da noite" e pede a substituição de Grazielle Scarping, além de adoção de medidas administrativas. 


Leia também:
Mulher embriagada vai até casa do ex, faz escândalo e murcha pneus de carro

O envio do documento ao governador, conforme os servidores, ocorreu após à Secretaria Estadual de Saúde (SES) não apurar in loco a situação para tomar medidas administrativas a fim de elucidar o caso. 

A única medida tomada pela Pasta seria a convocação para um evento na sede da SES, mas solicitado apenas com um dia útil de antecedência. 

"Mais simples e fatalmente mais econômico seria deslocar uma pequena equipe do nível central para acompanhar in loco o teor da denúncia, em detrimento a propositura de fechamento da unidade (ERSCOL) e deslocamento de 100% dos profissionais da instituição, gerando comprometimento das atividades profissionais e pessoais", descreve. 

No Escritório Regional de Colíder há 12 servidores efetivos, sendo que sete assinam o ofício. Outros três servidores teriam sido obrigados a deixarem o local mediante suposta pressão psicológica, assédio moral e outras condutas. 

"Vale ressaltar que dentre os demais servidores, alguns não assinaram o documento por medo de retaliação e perseguição, embora sofram os mesmos ataques que os assinantes, discordando também dos atos praticados pela diretora", pontua. 

A diretora teria sido nomeada para direção em 2019 após transferência do Hospital Regional de Colíder. "Fomos surpreendidos com a nomeação da servidora que é oriunda do Hospital Regional de Colíder, unidade onde ela já apresentava sinais claros de dificuldade, com distorções de conduta, especialmente na relação com as pessoas". 

Entre outras coisas, Grazielle é acusada pelos servidores de coação, assédio moral, perseguição, falta de comunicação, escuta deficiente, perfil antiético, prepotência e centralização de poder. 

Por conta disso, os servidores afirmam que a condição física e psicológica da equipe e os resultados tem demonstrado grande descontentamento, falta de motivação para o trabalho, adoecimento constantes (depressão), stress em elevado grau e como agravante a desintegração do quadro de RH. 

Outros prejuízos seriam causados pela ausência da diretora na unidade pois muitos documentos precisam da assinatura da gestora, mas estariam pendentes. 

Ela também teria costume de esconder em sua sala todos os materiais de uso técnico/administrativo, levando os servidores a comprarem mesmo com existência de volume considerado na sala. 

Por fim, o documento diz que Grazielle teria realizado contratações na calada da noite para privilegiar um familiar. 

Outro lado 

Procurada, a SES esclareceu que é inverídica a informação de que não houve retorno para as alegações feitas por quatro servidores do Escritório Regional de Saúde de Colíder. Já houve o encaminhamento prévio da situação.

"Com o objetivo de dar celeridade e transparência à apuração dos fatos, os servidores envolvidos foram convidados para uma reunião com a secretária de Estado de Saúde, Kelluby de Oliveira. Contudo, os denunciantes não compareceram à reunião por questões particulares. Na ocasião, os demais integrantes da equipe do Escritório Regional foram ouvidos e contestaram as denúncias feitas por servidores da unidade. Por essa razão, a SES continua apurando as denúncias e os fatos ligados à situação", diz trecho da nota. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet