Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Cidades

manobra de Heimlich

Socorrista salva dois recém-nascidos que engasgaram com leite materno em VG

Foto: Reprodução

Socorrista salva dois recém-nascidos que engasgaram com leite materno em VG
Dois recém-nascidos que engasgaram com leite materno foram socorridos em uma base de atendimento da Rota do Oeste, no Trevo do Largarto, em Várzea Grande, neste mês. Nas duas ocasiões, os pais dos bebês procuraram ajuda nos locais após notarem que os filhos estavam com dificuldade para respirar. 


Leia também 

Servidor da Saúde morre ao receber descarga elétrica em Cuiabá

No primeiro caso, em 2 de julho, um recém-nascido com um mês de vida foi levado pela mãe, Ivonete Félix do Nascimento, até a base dos socorristas. A mulher contou que tinha amamentado a criança e, enquanto guardava compras, notou que o filho estava engasgado. 

Ela tentou realizar as manobras de desobstrução das vias aéreas, mas não conseguiu e resolveu sair em busca de socorro. Como a base da Rota do Oeste ficava perto da casa da família, eles foram até o local. 

O bebê foi atendido pelo socorrista Francisco Magalhães, que realizou as manobras necessárias para que ele voltasse a respirar. O recém-nascido ainda precisou ficar em observação no hospital antes de voltar para casa. 

No segundo caso, em 16 de julho, Rayanne Gonçalves Leite Oliveira, procurou ajuda médica para a filha que tinha 28 dias de vida. Enquanto passeavam de carro com os pais, ela se engasgou com leite materno. 

A menina teve uma crise de tosse e ficou sem respirar. Rayanne contou que o marido é caminhoneiro e já conhecia os serviços oferecidos pela concessionária, por isso foi até a base para pedir ajuda.

Assim como no primeiro caso, foi o socorrista Francisco que atendeu a recém-nascida e fez com que ela voltasse a respirar normalmente.

Após o atendimento na base, as crianças, acompanhadas de seus pais, foram encaminhadas pelas equipes da Rota do Oeste a unidades de saúde para acompanhamento médico especializado.

Envolvido nos dois casos, Francisco orientou que, em casos semelhantes aos apresentados, os pais mantenham a calma e tentem realizar a manobra de Heimlich, que consiste em colocar o bebê de bruços no antebraço, com a cabeça virada para baixo e dar cinco tapas leves nas costas, na altura do ombro para provocar o desengasgue.

Porém, ambas as famílias agiram corretamente em procurar auxílio imediatamente. Outros socorristas envolvidos nos salvamentos das crianças também merecem todo o reconhecimento pelo trabalho heroico. São eles: Jonata Consuelo, Thiago Deogado e Lucas Carneiro.

Estrutura de atendimento

A Concessionária Rota do Oeste oferece socorro clínico ao longo dos 850 quilômetros de rodovia sob concessão por meio das 18 SAUs e 18 ambulâncias, sendo cinco delas equipadas com UTI móvel para emergências. Nas bases de atendimento ao usuário, os motoristas e passageiros têm ainda acesso a socorro mecânico, banheiro, água, telefone e espaço para descanso.

Os atendimentos clínico e mecânico também podem ser acionados pelo 0800 065 0163.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet