Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cidades

monkeypox vírus

Exame que diagnostica varíola dos macacos começa a ser feito pelo Inac em Cuiabá

Foto: Reprodução

Exame que diagnostica varíola dos macacos começa a ser feito pelo Inac em Cuiabá
O exame responsável pelo diagnóstico de varíola dos macacos (monkeypox vírus), começou a ser realizado pelo Inac, em Cuiabá, na última segunda-feira (15). De acordo com o diretor do laboratório, Romano Suzuki, a procura ainda é baixa e maioria dos pacientes com sintomas são encaminhados por prescrição médica. 


Leia também 

Cuiabá registra mais três casos da Varíola dos Macacos em homens de 27 e 30 anos

O valor do teste é de, aproximadamente, R$ 280, conta Suzuki. A doença é diagnosticada através de exame de sangue ou raspagem das feridas que aparecem na pele, um dos sintomas da varíola dos macacos. 

O diretor avalia que o cenário atual causado pela doença é diferente da pandemia causada pela covid-19, que aumentou a procura por testes nos laboratórios de Cuiabá. 

"Alguns colegas médicos têm procurado, mas é uma procura bem baixa. Já estamos fazendo biologia molecular em Cuiabá, isso é o padrão ouro. Trouxemos o teste para Cuiabá para dar mais agilidade. Quase 100% dos casos é pela prescrição médica". 

Varíola dos macacos em Cuiabá

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais três casos em Cuiabá nesta semana. Com a atualização, a Capital tem sete casos de varíola de macacos. 

O resultado positivo para a doença foi registrado em homens, sendo dois de 27 anos e um de 30 anos, sem histórico de viagens.

Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães, um desses casos teve contato com outra pessoa que já havia testado positivo na capital.

Transmissão

A principal forma de transmissão da doença é por meio de relação sexual, mas não é a única. Ela ocorre quando uma pessoa entra em contato com o vírus, podendo ser através do contato com animal doente, materiais ou humanos contaminados.

A transmissão entre humanos pode ocorrer por secreções respiratórias (gotículas), através de lesão na pele (mesmo que não seja visível), por meio de objetos recentemente contaminados e por meio de fluidos corporais e secreções das membranas mucosas (olhos, nariz ou boca).

Pessoas que apresentarem sintomas devem procurar atendimento médico e informar se tiveram contato com animal ou humano doente ou material contaminado ou viagem para o exterior no último mês antes do início dos sintomas.

Importante ressaltar que animais sadios não transmitem a doença.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet