Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Política MT

‘ATO INFELIZ’

Índios do Xingu negam apoio à Bolsonaro, após vídeo com faixa pró-candidato em cerimônia viralizar

Índios do Xingu negam apoio à Bolsonaro, após vídeo com faixa pró-candidato em cerimônia viralizar
A Associação Terra Indígena Xingu (ATIX) repudiou a atitude de dois indígenas que mostraram uma faixa de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), durante cerimônia que homenageava lideranças que morreram. O vídeo com pouco menos de um minuto exibe o momento no qual dois índios desenrolaram o cartaz de apoio à reeleição do presidente e aconteceu no ultimo dia 20 de agosto.


Leia Mais:
Neri diz que ficou feliz com posição de Lula sobre indígenas e defende “desenvolvimento” de comunidades

De acordo com a nota, a entidade que representa 16 povos do Território Indígena do Xingu, vem ao público declarar repúdio ao ato premeditado dos políticos e seguidores do atual presidente da república que se aproveitaram de forma desonesta do momento da celebração do ritual sagrado do Kuarup para induzir alguns indígenas a expor imagens e cartazes com intenção de vincular os povos do Território Indígena do Xingu como simpatizantes do atual presidente do Brasil.

“Tal ato registrado em vídeo e que agora está sob posse e divulgado pela família do atual presidente nas redes sociais, para fins eleitoreiros, demonstra o total desrespeito pelas manifestações sagradas do povo xinguano. O ato é uma afronta contra tudo que o ritual Quarup representa de sagrado e um atentado contra a dignidade e honra da família dos mortos homenageados”, traz trecho da nota.

O vídeo foi repostado pelo vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, filho do candidato. O parlamentar chamou o ato de “indiociata”. Na legenda, também escreveu "O Ladrão agora desmaia e nem adianta garrafinha d'água." Até as 15h de sábado (3), o vídeo tinha 318 mil visualizações e 45 mil curtidas.
 

Veja nota na integra.
 
A Associação Terra Indígena Xingu (ATIX), entidade representativa dos 16 povos do Território Indígena do Xingu vem ao público declarar repúdio ao ato premeditado dos políticos e seguidores do atual presidente da república que se aproveitaram de forma desonesta do momento da celebração do ritual sagrado do Kuarup para induzir alguns indígenas a expor imagens e cartazes com intenção de vincular os povos do Território Indígena do Xingu como simpatizantes do atual presidente do Brasil.

Tal ato registrado em vídeo e que agora está sob posse e di gado pela família do atual presidente nas redes sociais para fins eleitoreiros demonstra o total desrespeito pelas manifestações sagradas do povo xinguano.

O ato é uma afronta contra tudo que o ritual Quarup representa de sagrado e um atentado contra a dignidade e honra da família dos mortos homenageados. Mais do que isso, os mortos ali representados foram vitimas de COVID-19 para os quais o atual governo omitiu atenção e negou a vacina, assim como fez para a sociedade brasileira.

Os indivíduos indígenas envolvidos no ato são meros induzidos a praticarem atos infelizes como estes, que também são vitimas da verdadeira intenção dos mandantes que pretendem de forma desonesta manipular os indígenas para apoiar um político que sequer tem apreço e sensibilidade pela causa indígena, que pelo contrário tem se dedicado para destruir os nossos direitos a terra, nossos valores, modo de viver e desestabilizar nossas instituições.

Que os atos como estes, que desrespeita, desonra, fere a dignidade da família e princípios fundamentais dos povos xinguanos não serão admitidos.

DIREÇÃO DA ATIX
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet