Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Cidades

para garantir salários e bolsas

Reitor da UFMT alerta que contingenciamento no orçamento afeta pagamento de contas de água, luz e internet

Foto: Olhar Direto

Reitor da UFMT alerta que contingenciamento no orçamento afeta pagamento de contas de água, luz e internet
O reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, ressaltou que, com o segundo contingenciamento no orçamento da instituição em 2022, há possibilidade de atraso nas contas básicas como água, luz e internet. Evandro participou de uma coletiva de imprensa realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), na tarde desta quinta-feira (6). 


Leia também 

Após corte de 13 milhões, reitor da UFMT relata dificuldades para manter o funcionamento da universidade

O encontro virtual foi marcado para dialogoar sobre o contingenciamento no orçamento do Ministério da Educação (MEC) que inviabiliza o funcionamento das universidades federais. Evandro destacou a reduçao recorrente no orçamento, tanto em cortes na Lei Orçamentária Anual (LOA), quanto em contingenciamentos ou cortes.

“Precisamos priorizar os empregos dos colaboradores, bem como as bolsas e auxílios aos estudantes. A UFMT vai refazer as contas e fazer esse exercício no sentido de dar prioridade às pessoas e reengendrar as contas para que possamos regularizar o pagamento”, ressaltou.

Durante a coletiva, os impactos do novo contingenciamento foram apresentados pelo presidente da Andifes, professor Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que também destacou a importância das universidades públicas. 

“As universidades são aliadas da sociedade, são integrantes do sistema de governo e, portanto, esperam ser tratadas da maneira com que possam, no seu melhor, retribuir à sociedade. Estamos trabalhando sempre para isso”, disse Ricardo.

Evandro ressaltou a necessidade da priorização da educação seja ela superior, do ensino médio, fundamental e infantil. Também participaram da coletiva de imprensa os vice-presidentes professor Dacio Matheus, reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC); professor Alfredo Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e professora Marcele Pereira, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet